Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

O ABEC 100 é melhor que o ABEC 1?

Boa tarde a todos, resolvi postar aqui no Blog esta matéria do Alessandro McGregor sobre rolamentos para skate, por considerar uma informação essencial a todos os praticantes de esportes de velocidade.

"Por diversas vezes ouvi skatistas dizerem que queriam comprar um rolamento ABEC 7 porque era melhor que o ABEC 1, por exemplo. Mas de onde surgiu essa idéia? Para entender o que é um rolamento ABEC vamos começar do princípio básico, para leigo entender.


Rolamento é uma peça que permite que as rodas girem livremente e em contato com o solo faz com que o skate deslize no chão. São confeccionados de ligas de aço ou cerâmica e possuem diversas marcas que produzem esse tipo de material. As marcas de skate que comercializam rolamentos em sua grande maioria trabalham com o tal ABEC, que nada mais é que uma classificação quanto sua precisão nas dimensões, uma espécie de Certificado de Engenharia. Sendo assim, a classificação ABEC e sua numeração de nada tem haver com os quesitos de durabilidade e velocidade. É perfeitamente possível que um rolamento ABEC 4 de uma determinada marca corra e dure mais que um ABEC 7 de uma marca concorrente, por exemplo.
ABEC não é uma marca. Sua própria tradução diz: Annular Bearing Engineering Committee, ou Comitê de Engenharia para Rolamentos Anulares, que estabelece normas internacionais de fabricação, no que diz respeito a excentricidade dos rolamentos ou a folga entre a pista de rolagem e as esferas. Existem também rolamentos sem o certificado ABEC porém de marcas conceituadas. Essa classificação é feita a partir de números ímpares de 1 até 15, portanto os "ABECs" existentes são ABEC 1, ABEC 3, ABEC 5, ABEC 7 e ABEC 9, ABEC 11, ABEC 13, ABEC 15. "Quanto maior o ABEC, maior a precisão, ou seja as folgas e os tamanhos das esferas e caixas e suas medidas são mais exatas" - Cesinha Chaves.


Levando em consideração os rolamentos para skate, as normas e convenções ABEC acabam sendo irrelevantes. Os rolamentos são fabricados para trabalharem em uma rotação de até 32.000 giros por minuto pois são produzidos para diversos tipos de máquinas. No caso do skate, uma roda de street com diâmetro de 50mm, teria que alcançar uma velocidade constante de 310 km por por hora, o que seria impossível para um skatista, a não ser que o skate fosse a motor daqueles mais potentes.

Não se engane, na hora de comprar um rolamento. Leve em consideração a credibiilidade da marca no mercado, recomendações de quem já usa o produto, ou até mesmo aqueles rolamentos que você tenha utilizado e lhe deram melhores resultados. Não se iluda com propagandas de super ABECs ou até mesmo de um novo ABEC 100 no mercado. Não compre gato por lebre!!!


Por Alessandro McGregor (Algumas informações retiradas do texto de Marcos Bollmann) Fotos: WEB

Comentários