Magazine dos Radicais

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

COMO FAZER UMA ESTAMPA BARATA NA CAMISETA !

Essa matéria ensina como estampar um desenho, foto ou logo na camiseta que poderá ser de sua banda favorita ou até mesmo o uniforme de sua equipe de esportes a um preço bem em conta e melhor ainda, feita por você mesmo e do jeito que gosta. Mas... apesar de tudo, sempre tem um "mas" e primeiramente é preciso antes de mais nada ter paciência, porque tudo que é bem feito tem que ser bem cuidado e bem pensado; digo isso porque a empolgação de ver o trabalho pronto faz com que tenhamos pressa e a pressa é inimiga da perfeição. Depois vocês lerão o "porque" avisamos antes, então vamos à obra.


 
1º Passo: Ter o material ---- 1 camiseta branca de algodão , 1 envelope de papel transfer para impressoras jato de tinta (com 10 folhas e aplicável com ferro de passar em tecidos de cores claras), o desenho ou foto ou o logo a ser usado no tamanho A4, 1 tesoura, algumas folhas de papel sulfite, 1 ferro de passar roupa (de preferência sem ser o de vapor, com a base lisa), 1 folha de papelão lisa sem nada impresso para ser usado dentro da camisa.

Obs: Nesse caso foi usado a escolha da camiseta branca porque o papel transfer usa uma base branca que fixa o desenho e também por questão de preço, mas há opções de papéis transfers para tecidos escuros.

 
 
 
2º Passo: A execussão ---- Escolha o motivo a ser estampado salvo no seu computador...
 
 
 
visualize a impressão e configure a página, veja se o desenho é compatível com o tamanho da folha a ser impresso; quando for imprimir e abrir a guia geral, clique no botão "Preferências", na aba principal que abrirá, marque em "Qualidade de impressão" a opção "Foto" e verifique o tipo de papel (normal) e formato (A4).
 
 
 Agora clique na aba "Esquema de página" e em mais opções marque apenas "Reflectir imagem"(é para imprimir do lado contrário,assim quando estampar aparecerá o lado normal), dê o OK e clique imprimir.
 
 
 
Ah, Não esqueça de colocar o papel transfer na impressora para imprimir no lado liso.
 
 
Depois de impresso, espere um pouquinho a tinta secar, recorte em volta da ilustração deixando uma margem de +/- 1 cm;
 
 
 
 Agora coloque a estampa sobre a camiseta no lugar desejado, com o lado do desenho para baixo, e ponha uma folha comum de sulfite branco por cima. Não passe o ferro direto sobre a estampa.  Passe o ferro devagar e em movimentos circulares sobre a folha e a estampa por vários minutos. Faça um pouco de pressão com o ferro para o transfer sair do papel e colar na camiseta.
 
OBS: O ferro de passar roupa deverá estar bem quente, portanto será RECOMENDADO UM ADULTO utilizá-lo para se evitar qualquer acidente de queimadura.






Agora espera-se um pouquinho para a estampa esfriar e retirar o papel de proteção do verso da imagem. Esfriou ? Pronto, com delicadeza retire o filme de proteção e aprecie a sua arte.




Como dissemos antes, é preciso ter paciência pois no nosso caso que utilizamos diversas estampas juntas para fazer um conjunto do que queríamos, tivemos alguns problemas como por exemplo: Não esperar que uma estampa esfriasse suficientemente antes de aplicar outra nas costas da camiseta, que fez com que o desenho da frente grudasse na mesa por causa do ferro quente e também por não querer perder tempo em arranjar um papelão para isolar os lados da camisa, pois queríamos postar esta matéria logo no Blog e mostrar quão divertido e barato é fazer isso. Bem, agora que aprendemos e já mostramos para vocês, só nos resta irmos na Kalunga comprar mais papéis transfers e refazermos nossas camisetas. Uhhúúúúúúúú !!!
 
 
 
Cuidando da sua camiseta

Aguardar 48 horas depois de pronta a estampa para lava-la, e ao realizar a lavagem, fazer com a camiseta ao avesso.

Como lavar:

Transfers não possuem uma vida útil muito longa, por isso tome os cuidados necessários. Não use alvejante, não deixe de molho, lave do avesso em água fria. Se possível, lave separada das outras roupas à mão. Evite máquina de secar roupas e lavagem à seco. E quando passar, obviamente, não passe o ferro sobre a estampa.

Lavando a sua camiseta de maneira adequada pode ajudar na durabilidade da mesma. Utilize apenas o produto recomendado para o tipo e cor do tecido.

Lavando Camisetas em tecido algodão - Cores escuras:

UTILIZE ÁGUA FRIA PARA LAVAGEM DAS SUAS CAMISETAS

No caso da camiseta de cor escura, o recomendado é que lave à mão e somente do lado do avesso, assim você evita possíveis pelos e protege a estampa da sua camiseta.

Caso queira utilizar a máquina de lavar, coloque a camiseta do lado do avesso dentro de uma fronha ou saco de tecido (que não solte pelos). Na máquina, procure sempre lavar roupas com cores aproximadas, nunca misture cores claras e escuras, respeite também o peso suportado pela máquina de lavar roupas.

Utilize detergente líquido na medida certa ou pouco sabão em pó, assim você evita que a sua camiseta de cor escura fique com manchas brancas. Não é recomendado deixar de molho por muito tempo a camiseta de cor escura, pois a mesma pode desbotar.

Na hora de usar o amaciante, o recomendado é diluir em água antes de adicionar no dispenser da máquina ou se estiver lavando à mão no momento do enxague. Amaciante em excesso pode deixar a sua camiseta com manchas como se fossem manchas de gordura.

COMO SECAR – Tecidos: Algodão ou DryFit

Não centrifugue a sua camiseta, o recomendado é não torcer. Pendure a sua camiseta no varal à sombra.

COMO PASSAR – Tecidos: Algodão ou DryFit

Camiseta em algodão: passar sempre do lado do avesso, assim você evita brilhos e marcas principalmente na camiseta de cor preta. Para que a estampa da sua camiseta fique com aparência de nova é muito fácil, vire a sua camiseta do lado do avesso e passe exatamente onde está a estampa, fique tranqüilo(a)...pois a sua estampa não vai derreter ou se desmanchar, damos total garantia. Utilize o ferro com a temperatura adequada ao tipo de tecido, que neste caso é o tecido de “algodão 30.1”.

Temperatura adequada - Algodão: 204 °C

Camiseta em dryfit: esse tecido pode ser passado normalmente, não é necessário virar do lado do avesso, pois se trata de uma camiseta com estampa sublimática e nesse caso não há risco de queimar a estampa, você pode passar do lado que desejar e sobre a estampa. Recomendamos que utilize o ferro com temperatura adequada para tecidos em dryfit (100% poliéster).

Temperatura adequada - Poliéster: 148 °C

Dicas de http://www.misteriosantigos.net/



Fonte: Clezio Soares da Fonseca / Winer Augusto da Fonseca

47 comentários :

Postar um comentário