Brasil Zero Grau

Campeonatos de Skate

COMO FAZER UMA ESTAMPA BARATA NA CAMISETA !

Essa matéria ensina como estampar um desenho, foto ou logo na camiseta que poderá ser de sua banda favorita ou até mesmo o uniforme de sua equipe de esportes a um preço bem em conta e melhor ainda, feita por você mesmo e do jeito que gosta. Mas... apesar de tudo, sempre tem um "mas" e primeiramente é preciso antes de mais nada ter paciência, porque tudo que é bem feito tem que ser bem cuidado e bem pensado; digo isso porque a empolgação de ver o trabalho pronto faz com que tenhamos pressa e a pressa é inimiga da perfeição. Depois vocês lerão o "porque" avisamos antes, então vamos à obra.


 
1º Passo: Ter o material ---- 1 camiseta branca de algodão , 1 envelope de papel transfer para impressoras jato de tinta (com 10 folhas e aplicável com ferro de passar em tecidos de cores claras), o desenho ou foto ou o logo a ser usado no tamanho A4, 1 tesoura, algumas folhas de papel sulfite, 1 ferro de passar roupa (de preferência sem ser o de vapor, com a base lisa), 1 folha de papelão lisa sem nada impresso para ser usado dentro da camisa.

Obs: Nesse caso foi usado a escolha da camiseta branca porque o papel transfer usa uma base branca que fixa o desenho e também por questão de preço, mas há opções de papéis transfers para tecidos escuros.

 
 
 
2º Passo: A execussão ---- Escolha o motivo a ser estampado salvo no seu computador...
 
 
 
visualize a impressão e configure a página, veja se o desenho é compatível com o tamanho da folha a ser impresso; quando for imprimir e abrir a guia geral, clique no botão "Preferências", na aba principal que abrirá, marque em "Qualidade de impressão" a opção "Foto" e verifique o tipo de papel (normal) e formato (A4).
 
 
 Agora clique na aba "Esquema de página" e em mais opções marque apenas "Reflectir imagem"(é para imprimir do lado contrário,assim quando estampar aparecerá o lado normal), dê o OK e clique imprimir.
 
 
 
Ah, Não esqueça de colocar o papel transfer na impressora para imprimir no lado liso.
 
 
Depois de impresso, espere um pouquinho a tinta secar, recorte em volta da ilustração deixando uma margem de +/- 1 cm;
 
 
 
 enquanto isso, estique a camiseta sobre uma mesa colocando dentro dela a folha de papelão lisa coberta com algumas folhas de papel sulfite que é para não manchá-la por dentro com a cor do papelão; escolha o local da camiseta onde ficará a estampa, feito isso, é só colocar o papel transfer sobre ela com o desenho para o lado do tecido, cobrir o papel transfer com uma folha de sulfite que servirá para passar o ferro quente e em movimentos circulares com um pouco de pressão por todo o papel durante +/- 50 segundos para fixar a estampa.
 
OBS: O ferro de passar roupa deverá estar bem quente, portanto será RECOMENDADO UM ADULTO utilizá-lo para se evitar qualquer acidente de queimadura.






Agora espera-se um pouquinho para a estampa esfriar e retirar o papel de proteção do verso da imagem. Esfriou ? Pronto, com delicadeza retire o filme de proteção e aprecie a sua arte.




Como dissemos antes, é preciso ter paciência pois no nosso caso que utilizamos diversas estampas juntas para fazer um conjunto do que queríamos, tivemos alguns problemas como por exemplo: Não esperar que uma estampa esfriasse suficientemente antes de aplicar outra nas costas da camiseta, que fez com que o desenho da frente grudasse na mesa por causa do ferro quente e também por não querer perder tempo em arranjar um papelão para isolar os lados da camisa, pois queríamos postar esta matéria logo no Blog e mostrar quão divertido e barato é fazer isso. Bem, agora que aprendemos e já mostramos para vocês, só nos resta irmos na Kalunga comprar mais papéis transfers e refazermos nossas camisetas. Uhhúúúúúúúú !!!
 
 
 
Cuidando da sua camiseta

Como lavar:

Lavando a sua camiseta de maneira adequada pode ajudar na durabilidade da mesma. Utilize apenas o produto recomendado para o tipo e cor do tecido.

Lavando Camisetas em tecido algodão - Cores escuras:

UTILIZE ÁGUA FRIA PARA LAVAGEM DAS SUAS CAMISETAS

No caso da camiseta de cor escura, o recomendado é que lave à mão e somente do lado do avesso, assim você evita possíveis pelos e protege a estampa da sua camiseta.

Caso queira utilizar a máquina de lavar, coloque a camiseta do lado do avesso dentro de uma fronha ou saco de tecido (que não solte pelos). Na máquina, procure sempre lavar roupas com cores aproximadas, nunca misture cores claras e escuras, respeite também o peso suportado pela máquina de lavar roupas.

Utilize detergente líquido na medida certa ou pouco sabão em pó, assim você evita que a sua camiseta de cor escura fique com manchas brancas. Não é recomendado deixar de molho por muito tempo a camiseta de cor escura, pois a mesma pode desbotar.

Na hora de usar o amaciante, o recomendado é diluir em água antes de adicionar no dispenser da máquina ou se estiver lavando à mão no momento do enxague. Amaciante em excesso pode deixar a sua camiseta com manchas como se fossem manchas de gordura.

COMO SECAR – Tecidos: Algodão ou DryFit

Não centrifugue a sua camiseta, o recomendado é não torcer. Pendure a sua camiseta no varal à sombra.

COMO PASSAR – Tecidos: Algodão ou DryFit

Camiseta em algodão: passar sempre do lado do avesso, assim você evita brilhos e marcas principalmente na camiseta de cor preta. Para que a estampa da sua camiseta fique com aparência de nova é muito fácil, vire a sua camiseta do lado do avesso e passe exatamente onde está a estampa, fique tranqüilo(a)...pois a sua estampa não vai derreter ou se desmanchar, damos total garantia. Utilize o ferro com a temperatura adequada ao tipo de tecido, que neste caso é o tecido de “algodão 30.1”.

Temperatura adequada - Algodão: 204 °C

Camiseta em dryfit: esse tecido pode ser passado normalmente, não é necessário virar do lado do avesso, pois se trata de uma camiseta com estampa sublimática e nesse caso não há risco de queimar a estampa, você pode passar do lado que desejar e sobre a estampa. Recomendamos que utilize o ferro com temperatura adequada para tecidos em dryfit (100% poliéster).

Temperatura adequada - Poliéster: 148 °C

Dicas de http://www.misteriosantigos.net/



Fonte: Clezio Soares da Fonseca / Winer Augusto da Fonseca

33 comentários:

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Cool!!

Eder disse... [Responder Comentário]

puxa vida!!! muito da hora mesmo, e eu esquentando a cabeça procurando um lugar pra fazer minhas camisetas....tenho uma casa de decoração para festas e vou estampar a logo nas camisetas....agora achei um lugar barato e bempertinho.... aqui em casa!!!!! hehehehehe......valeu pela dica... abraços e sucessos!!!!

Clezio / Winer (Equipe Escova) disse... [Responder Comentário]

@Eder

Muito obrigado Eder pelo contato. Se tiver algo para nos enviar ou sugestões, fique a vontade. Obrigado

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Mas daria para imprimir os desenhos/fotos/logos em impressora comum ou precisaria de uma impressora especial??

Clezio / Winer (Equipe Escova) disse... [Responder Comentário]

@Anônimo

Boa noite, é possível fazer a estampa em qualquer impressora, só certifique-se de alterar a Qualidade de impressão para opção "Foto", assim ficar melhor, e verifique o tipo de papel (normal) e formato (A4). Também marque a opção Reflectir imagem nas configurações de sua impressora.

Não esqueça de colocar o papel transfer na impressora para imprimir no lado liso. Muito obrigado e qualquer dúvida é só dizer. Valeu

NOVO CONVERTIDO disse... [Responder Comentário]

Na hora de lavar a camiseta a estampa não sai? Já que é impresso em impressora a jato de tinta?

Clezio / Winer (Equipe Escova) disse... [Responder Comentário]

@NOVO CONVERTIDO

Esse formato de estampa não é definitiva (é um desenho sobre uma camada de papel), com o tempo se desgasta principalmente por causa das lavagens que deverá ser feita com a camisa ao avesso e não esfregar sobre o desenho. É diferente do Silk Screen convencional que é feita com pintura direta na camiseta com tinta especial para tal.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

legal, minha impressora é hp tem como fazer isso ? e as palavras tem que ser do lado ao contrario/?

Clezio / Winer (Equipe Escova) disse... [Responder Comentário]

@Anônimo

Boa tarde, sim. Qualquer impressora você pode utilizar, inclusive não se esqueça de marcar nas opções de impressão o ítem Refletir imagem para a impressão não sair ao contrário quando você colocar na camiseta (senão você vai andar na rua igual as ambulâncias e bombeiros que tem o letreiro ao contrário) Qualquer dúvida é só perguntar. Valeu

Rony Herro disse... [Responder Comentário]

O meu e o windows 7 eu nao tenho o paint o qual programa eu uso para faser a estanpa ajuda ae

Clezio / Winer (Equipe Escova) disse... [Responder Comentário]

@Rony Herro

Boa tarde Rony, no seu Windows o Paint não veio instalado ou você não achou? Se por acaso não souber, digite no Executar na botão Iniciar: pbrush

Veja se abre assim, se não abrir tente procurar pelos arquivos...C:\WINDOWS\system32\mspaint.exe

Se mesmo assim não achar, tem esse programa gratuito para baixar: http://www.baixaki.com.br/download/paint-net.htm

No Youtube tem diversas vídeos aulas se tiver dúvida.

Outra opção é utilizar programas online para edição de imagens:

http://fotoflexer.com/
http://www.photoshoponline.com.br/editor/

http://vectormagic.com/home

Qualquer dúvida é só perguntar, obrigado e boa sorte. Valeu

Anônimo disse... [Responder Comentário]

como eu faço para não ter rachaduras na estampa feita por papel transfer depois de já estampada, como por exemplo se esticar a camiseta ele racha.
Tem alguma técnica pra isso?

desde de já agradeço.

Clezio / Winer (Equipe Escova) disse... [Responder Comentário]

Boa noite, essa estampa é um quebra galho, com o tempo (lavagens) ela começa a rachar e desbotar (demora um pouco, a minha com 4 meses de uso começou a desbotar) como a estampa é feita com papel não tem jeito mesmo. Mas se você precisar de um trabalho profissional e duradouro, esqueça.

Neste link mostra diversas formas de estampas: http://estampaweb.com/2011/06/diferentes-formas-de-estampar-pecas-de-roupas/

Obrigado pelo contato e boa sorte

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Gostei da dica, e só para ajudar, depois que a estampa estiver pronta passe termolina sobre ela e nunca mais sai.

Clezio / Winer (Equipe Escova) disse... [Responder Comentário]

Muito obrigado pela dica, vou adicionar a publicação. Fique a vontade para dar sugestões. Valeu

Anônimo disse... [Responder Comentário]

da pra fazer com papel normal ?

Clezio / Winer (Equipe Escova) disse... [Responder Comentário]

@Anônimo

Boa noite, não, não dá. Tem que ser papel transfer mesmo. Valeu

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Oi Clezio, adorei o post era justamente o que eu estava precisando. Voce falou pra passar termolina, mas, em que momento é melhor fazer isso? E passa só em cima da imagem né? Obrigada.

claudia disse... [Responder Comentário]

faleu a dica

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Realmente, o resultado ficou excelente , mas na camiseta preta o processo é o mesmo???

Clezio / Winer (Equipe Escova) disse... [Responder Comentário]

@Anônimo

Boa tarde, sim o processo é o mesmo, só que é necessário ter o fundo do desenho na cor da camiseta, assim quando imprimir para estampar, não ficará com bordas ou fundo brancos.

adriano disse... [Responder Comentário]

Olá queria saber que tipo de tinta usar,pois eu tenho impressora epson poço imprimir com essa tinta ou tem que usar tinta de tecido?

Clezio / Winer (Equipe Escova) disse... [Responder Comentário]

@adriano

Boa tarde Adriano, sim. Pode usar tinta normal da impressora, só tome os cuidados descritos para não desgastar a estampa rápido. Valeu

Camila disse... [Responder Comentário]

Boa tarde. Sabe me dizer se funciona em blusa com 85% algodão, tipo aquelas que vendem nas Lojas Americanas?

Clezio / Winer (Equipe Escova) disse... [Responder Comentário]

@Camila

Boa noite Camila, sim funciona. Inclusive a segunda camisa que estampamos era da Riachuelo. Só precisa ficar atenta aos cuidados com a camiseta exposto no fim da publicação. Valeu e Obrigado

kesthe disse... [Responder Comentário]

Caracas mano, e o que tava procurando!!!!!! obrigado !!!!!!!!

kesthe disse... [Responder Comentário]

muito bom, minha intenção e comprar mais adiante uma maquina de estampar camisetas

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Olá boa tarde, no meu caso vou trabalhar com imagens sem fundo .PNG ( Chamadas Renders )
Nesse caso não precisarei de nenhuma estampa da cor da imagem ?....sendo que ela é sem fundo
Poderei trabalhar com qualquer cor de camiseta ?

Clezio / Winer (Equipe Escova) disse... [Responder Comentário]

@Anônimo

Boa tarde, neste caso sendo as imagens sem fundo, este papel transfer que utilizamos somente servirá para camisetas claras.

Para as camisetas escuras utilizar o papel transfer para tecidos escuros. Este papel é vendido na Kalunga: http://www.kalunga.com.br/prod/papel-transfer-ink-jet-p-tecidos-escuros-(a4)-0020-bright/479685

Mesmo a imagem não tendo fundo, sempre utilizar o papel de acordo com a cor da camiseta. Valeu e boa sorte

Juliana PS disse... [Responder Comentário]

Olá, só fiquei com uma dúvida...vocês comentaram sobre o uso da termolina para fixar melhor a estampa, mas não explicaram como usar. Alguém poderia me esclarecer? Passa-se a termolina somente em cima da estampa depois? Fica visível depois o destaque da termolina aplicada sobre a estampa? Muito obrigada!

Clezio / Winer (Equipe Escova) disse... [Responder Comentário]

@Juliana PS

Boa tarde Juliana, o uso da termolina foi indicação de um anônimo para impermeabilizar a estampa e ajudar a não descascar durante a lavagem do tecido, eu não realizei a prova, mas confio no resultado. A termolina é líquida e parece uma cola, por isso pelos tutoriais que pesquisei passa-se com um pincel por cima da estampa quando estiver finalizado o trabalho, neste link mostra o processo de aplicar a termolina. http://capricho.abril.com.br/diversao/como-fazer-t-shirt-customizada-caveira-682594.shtml

Então Juliana, se você resolver utilizar, nos envie o resultado para publicarmos para as pessoas. Obrigado e valeu

Anônimo disse... [Responder Comentário]

BOA TARDE!

GOSTARIA DE SABER SE TEM QUE TER UM PROGRAMA ESPECÍFICO, PARA IMPRESSÃO

Encontro dos Radicais disse... [Responder Comentário]

@Anônimo
Bom dia, não precisa. O programa que você tiver (paint,office, word,etc...) serve. Só fique atento(a) para as configurações na impressão (como selecionar impressão em espelho para que a imagem não fique ao contrário na camisa) Só isso. Valeu e bom divertimento.

Postar um comentário