Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Modalidades e manobras

Nesta semana publicamos novamente a matéria de como comprar um Skate, hoje vamos falar (escrever)sobre as modalidades e manobras. Este texto foi extraído do blog Melhor Skate.

Modalidades

Street Style
No skate de rua (street skate), os praticantes utilizam a arquitetura da cidade, por exemplo, bancos, escadas e corrimãos e o calçamento (elementos do mobiliário urbano) como obstáculos para executar suas manobras e se expressar.[13] É com distância a modalidade mais difundida e popular do skate. O modo street é um dos modos mais perigosos porém considerado o melhor para os skatistas, consiste em saltar escadas com mais de 20 degraus, mandar grinds em corrimões super altos de escada ou do solo. O estilo street é também a modalidade preferida de diversas tribos ou grupos de skatistas.

Freestyle
Modalidade onde o skatista apresenta várias manobras em seqüência, geralmente no chão.[13] O freestyle é considerado uma das primeiras modalidades do Skate. Onde os skatistas dão manobras de chão, juntando elas, dando-as em seqüências, como: flip 180, 360 flip, hardheel flip, hardflip, eles dão elas sem envolver obstáculos.

Vert ou Vertical
A modalidade vertical é praticada em uma pista com curvas (transições), com 3,40m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões. A pista, que apresenta a forma de U, é chamada de half-pipe e pode ser feita de madeira ou concreto. O conceituado skatista Tony Hawk ficou famoso por suas grandes habilidades nos half-pipes. Tornou-se o que é graças à sua mãe que comprava batatas fritas para ele sobreviver nos treinos da sua escolinha de skate, onde começou a praticar o esporte aos 3 anos de idade. Aos 6 anos já tinha o patrocínio da Volcom, Vans, Element,entre outras. Nessa idade já fazia flips e grinds pela cidade, onde se machucava muito. Um desses machucados, conseqüente de um flip "mal chutado", afastou-o do esporte durante um ano, pois ele quebrou sua perna direita e ralou todo o joelho esquerdo, o que demorou muito para curar.

Pool Riding
É praticado em piscinas vazias de fundo de quintal, que com suas paredes arredondadas são verdadeiras pistas de skate. Na realidade as pistas de skate em forma de Bowl (bacia) são inspiradas nas piscinas, que tinham a transição redonda: azulejos e coping. O fundo redondo das piscinas americanas é para o caso de a água congelar as paredes não arrebentarem, pois nesse caso o gelo se deslocaria para cima, não fazendo pressão nas paredes. Na década de 70, alguns skatistas da Califórnia, mais precisamente de Santa Mônica, se aventuraram a andar em piscinas vazias, e assim foi criada o Pool Riding que atualmente é uma modalidade underground praticada por alguns skatistas que gostam de transições rápidas. Recentemente, em 1999, a Vans (uma marca de tênis para skatistas) inaugurou uma das maiores pistas da América, onde a atração principal é uma réplica da famosa piscina Combi Pool que ficava na extinta pista de Pipeline em Upland. E já promete outra pista para breve, sempre com a inclusão de piscinas no seu desenho.

Big Air
Modalidade criada por Danny Way outro que foi adaptada e atualmente é a principal competição do X Games. Colocando modalidades que também refletem parte do que os skatistas querem mostrar para o mundo, como o fim da disputas do "skate park" e mostrar disputas de "street skate", em obstáculos que verdadeiramente reproduzem o que os skatistas de street fazem.

Manobras
manobras mais simples que as primeiras a se aprender são.

Manual
Ponha o pé de trás na ponta do skate.
Abaixe o tail,para ficar com as duas rodas frontais no ar,sem tocar o shape no chão.
Abaixe a parte da frente para voltar a andar.

Ollie

Foto: skateparkbr.blogspot.com
Posicione a ponta do pé de trás na parte de trás do skate e o da frente um pouco atrás dos parafusos dianteiros.
Abaixe um pouco, preparando-se para impulsionar o corpo para cima. Mantenha os braços ligeiramente abaixados.
Bata o tail no chão com força, levando os braços para cima ao mesmo tempo que salta. Incline ligeiramente o corpo para frente.
Ao bater o tail, o skate vai subir e você deve jogar o pé da frente para frente, deslizando o peito do pé sobre a lixa, fazendo o skate retornar à posição horizontal.
Controle o "vôo". Após alguma experiência, deixe o skate e o corpo aterrissarem pela força da gravidade, sem forçar.
Ao sentir o skate tocar o chão, amorteça a queda, flexionando os joelhos.
No começo, é natural que as rodas de trás não saiam do chão. Para que elas subam, você deve bater o tail com toda força e encolher a perna da frente; depois disso, jogue o pé da frente para frente, deslizando-o sobre a lixa, empurrando o nose e impulsionando o skate, tanto para frente quanto para cima.

Shove-It

Foto: yupedia.com

Fique na sua base normal.
Com o pé do Tail, dê um impulso para trás e mantenha o pé da frente quieto até ver que o skate deu meia volta (180º) e depois pise primeiro com ele.
Junte tudo isso com um pequeno pulo para frente.
Lembre-se, manobra perfeita é aquela que você consegue cair com os pés em cima do parafuso. (Além de ser menos provável que você caia).

Flip

Foto: vicious.com.br

Posicione os pés e flexione os joelhos.
Bata o tail e com o outro pé, arraste (chute) para frente e para trás (Diagonal para frente no heelflip, para trás no kickflip), impulsionando o corpo para frente e para cima;
O skate deve colar nos pés no alto, e paralelo ao chão (repare a altura que o skate está do chão).
E deve se manter assim até chegar ao chão.
Volte com as quatro rodas ao mesmo tempo, com os pés em cima das bases.
Os joelhos flexionados ajudam a absorver o impacto.
Mantenha tranqüilidade ao continuar andando e tentando.
Você tem que colocar o pé dianteiro na lateral do skate e o traseiro no mesmo lugar que nas outras manobras; bata o flip como se fosse um ollie e com o tempo você conseguirá realizá-lo.


Aproveitando o assunto, qual a sua manobra favorita ou a que você consegue realizar?

Fonte: Melhor Skate

Comentários