Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Brasileiro Amador de Street - Diferentes sotaques escrevem juntos mais um capítulo da história do skate no país!


O fim de semana que passou entrou para a história do skate no Brasil. Realizado pela segunda vez, mas em 2011 mais democrático com representantes dos estados do Ceará, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Campeonato Brasileiro de Street Skate Amador 2011 proporcionou a reafirmação de que o skate é sim um fundamental elemento agregador social para a juventude e que está disseminado por todo o país.

A pista de São Bernardo do Campo SP, a maior da América Latina, recebeu skatistas que se deslocaram das suas casas na grande São Paulo, e também skatistas que viajaram até 48 horas de ônibus, como caso da delegação de Sergipe. O que se viu foi um fim de semana de muitas manobras, de altíssimo nível e de uma linguagem única, Skate!

A estrutura do Parque Citá di Maróstica, onde está localizada a skatepark, bem como o alojamento oferecido pela CAJUV (Coordenadoria de Ações para a Juventude), mostrou a todos os skatistas uma receptividade ímpar! A pista pela sua dimensão, qualidade, infra-estrutura e pessoal de apoio e o alojamento pela qualidade das instalações, que contava ainda com uma área de street e uma mini rampa. Para alguns skatistas de outros estados dormir era assunto só para as viagens de ida e volta, já que vir a São Paulo e ter uma estrutura dessas era coisa de sonho.

No sábado foram disputadas as eliminatórias e finais do Iniciante, além das eliminatórias do Amador, categoria principal do evento.

O que se viu no iniciante foram jovens talentos do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Pais acompanhavam de perto e eufóricos, os skatistas da mais nova geração. Yuri Sapucaia de São Caetano do Sul acabou na primeira colocação, seguido pelo pequeno Luiz Francisco, o Luizinho de Lorena SP e Leonardo Bodelazzi, local de São Bernardo do Campo SP.

Já no domingo o dia começou com as meninas, mostrando que entre elas o skate também tem se multiplicado pelo país. Na categoria Feminino 2, Gabriela de Praia Grande SP levou a melhor. Vindo de Aracaju SE, Sabrina Neto ficou com a 2a colocação e em terceiro lugar, Juliana Lima, representando a cidade de Santo André no ABC paulista.

Na sequência foram para a pista as meninas mais experientes, na categoria Feminino 1 e com alguns nomes conhecidos pelos resultados nos circuitos regionais realizados em diferentes estados brasileiros. A pequenina Panela Leite de São José dos Campos mostrou toda a sua base, com direito a flips, feebles na trave, entre outras manobras técnicas, assim, sagrou-se campeã! Na segunda colocação e representando o Rio de Janeiro, Bia Sodré, nome frequente nas principais competições da categoria. Em terceiro a talentosa Edilândia Mesquita, a “Pepeta”, skatista da cidade de Sobral no Ceará, com certeza influenciada e motivada pela tradicional etapa do Circuito Brasileiro Profissional realizada naquela cidade há quase uma década e pelos incentivos municipais e estaduais no desenvolvimento do skate.

Depois das meninas e dos mais jovens, foram para a pista os 10 melhores amadores da fase eliminatória. Foram 4 skatistas do estado de São Paulo, um pernambucano, 2 gaúchos e 1 skatista da Bahia na grande final. E o que se viu foram manobras de impacto, muita técnica e vontade de andar de skate. Mesmo sob um sol escaldante, os 10 metralharam a pista. Divida em 3 setores, com 5 minutos de disputa em cada um deles e divididos em 2 baterias, os candidatos ao título de Campeão Brasileiro Amador 2011 eram...todos! Oséias Borges de São Paulo, que passou em primeiro para a final, não conseguiu repetir o ótimo aproveitamento e cedeu a Kauê Cossa, local de São Bernardo, que indiscutivelmente foi o melhor, a primeira colocação. Kauê além do título e da premiação oferecida pelos patrocinadores levou uma passagem aérea para Buenos Aires na Argentina, oferecida pela Maxxima Viagens. Assim, Oséias terminou em segundo e no terceiro lugar, com muito estilo, velocidade e grandes manobras, o pernambucano Victor “Bob”. Destaque ainda para o gaúcho Patrick Mazzuchini e Igor Smith de Mogi das Cruzes SP, que terminaram respectivamente na 4a e 5a colocações.

O Campeonato Brasileiro Amador de Street Skate 2011 terminou em clima de festa e dever cumprido. Os skatistas não só andaram muito, como em um fim de semana de muita amizade o que prevaleceu foi o intercâmbio cultural e emocional que o skate propicia.

A Confederação Brasileira de Skate agradece aos gestores do Parque da Juventude Cita di Marostica, a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo através da CAJUV (Coordenadoria de Ações para a Juventude), a Secretaria de Esportes e Lazer e especialmente às suas federações e associações filiadas, que contribuem de forma indispensável na transformação de ideais e sonhos em realidade e oportunidades para skatistas, admiradores e todos envolvidos com esta cultura (Federação Gaúcha de Skate, Federação Catarinense de Skate, Federação Paulista de Skate, Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro, Associação Capixaba de Skate e Federação Cearense de Skate), que possibilitaram a importante e fortalecedora reunião em prol do desenvolvimento do skate.

O Campeonato Brasileiro Amador de Street Skate 2011 foi apresentado por TNT ENERGY DRINK, contou com a colaboração da AMEE, Crail, Myllys, New Skate, Qix, Skate Até Morrer e Vegetal.

O evento teve cobertura especial da ESPN, Skate Paradise, Tribo Skate e CemporcentoSKATE. Divulgação oficial: Campeonatosdeskate
Agência oficial de viagem: Maxxima Viagens e Turismo
Realização - Confederação Brasileira de Skate (CBSk)

Resultado Final
Iniciante
1-Yuri Sapucaia - São Caetano do Sul - SP
2-Luiz Francisco - Lorena - SP
3-Leonardo Bodelazzi - São Bernardo do Campo - SP
4-Bruno Eduardo - SP
5-Douglas Silveira - São Vicente - SP
6-Ricardo Carlos - São Bernardo do Campo - SP
7-Icaro Yure - Volta Redonda - RJ
8-Gabriel Valim - Volta Redonda - RJ
9-Carlos Henrique - Nova Iguaçu - RJ
10-Gabriel Gomes - Serra - ES




Feminino 2
1-Gabriela - Praia Grande - SP
2-Sabrina Neto - Aracaju - SE
3-Juliana Lima - Santo André - SP
4-Lenita de Jesus - Barra dos Coqueiros - SE
5-Ana Carolina - Angra dos Reis - RJ
6-Ludmila Mendes - Angra dos Reis - RJ
7-Danielle Clacino - Rio de Janeiro - RJ
8-Ariane Pereira - Volta Redonda - RJ




Feminino 1
1-Pâmela Leite - São Jose dos Campos - SP
2-Bia Sodré - Niterói - RJ
3-Edilândia Mesquita - Sobral - CE
4-Handra Lie - Brusque - SC
5-Jaqueline Damasceno - São Paulo - SP
6-Ariane Peres - Sorocaba - SP
7-Zilliana Sousa - São Paulo - SP




Amador
1-Kaue Cossa - São Bernardo do Campo - SP
2-Oséias Borges - São Paulo - SP
3-Victor Bob - Recife - PE
4-Patrick Mazzuchini - Caxias do Sul - RS
5-Igor Smith - Mogi das Cruzes - SP
6-Claudio da Silva - Pedreira - SP
7-Lucas Diniz - Rio de Janeiro - RJ
8-Sergio Santoro - Rio de Janeiro - RJ
9-Diego Correia - Porto Alegre - RS
10-Jailson Café - Feira de Santana - BA



Texto: Lauro Netto - CBSk
Fotos: Júlio Detefon - CBSk
--
Julio Detefon
Comunicação CBSk
55 81 98009319
Confederação Brasileira de Skate
http://www.cbsk.com.br/



Comentários