Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Downhill: Portugal recebe etapa do circuito mundial



No próximo ano, Portugal vai receber, pela primeira vez, uma das etapas do circuito mundial de downhill skate, que irá também contar para o Campeonato Europeu. A prova vai decorrer na serra da Ossa, Alentejo, entre 16 e 18 de Agosto de 2012.

Graças à negociação bem sucedida com a International Gravity Sports Association (IGSA, entidade organizadora do campeonato mundial), Portugal vai receber, em 2012, os melhores ‘riders’ de downhill skate do mundo. Em breve será colocado online um site com toda a informação sobre o evento.

Nuno Pereira, o primeiro português a participar na prova internacional de downhill “Pro Teutônia” ( Brasil), sublinha ao Boas Noticias que uma corrida deste nível “irá colocar Portugal no mapa do downhill skate mundial, promovendo o país, e também a evolução deste desporto em Portugal”.

O skater português, que fabrica as suas próprias pranchas, explica que a escolha recai sobre a Serra da Ossa porque, em termos desportivos, esta serra é “uma descida muito especial – com curvas agressivas, rápidas, retas – e tem ainda mais uma vantagem: as pessoas da zona estão muito abertas a este tipo de eventos, pelo que é o sítio perfeito para organizar esta prova”.

Na corrida Pro Teutônia, que decorreu em Novembro integrada no campeonato mundial de downhill e que é considerada a etapa mais rápida da competição, Nuno Pereira ficou a um lugar de ir às finais. “Tendo em conta as circunstâncias – a falta de tempo para descidas de treino e o facto de não conhecer a pista - a corrida correu bem”, disse o skater ao Boas Notícias.
No downhill skate os praticantes lançam-se em corridas de estrada atingindo grandes velocidades, por vezes acima dos 100km/h, e tendo como única base um skate de prancha longa (long board).

Fonte:  DoZtribos

Comentários