Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

PATINAR – BENEFÍCIOS E QUALIDADE DE VIDA

Separei um belo texto para vocês do Alex Lima do grupo Patins Inline Campinas


PATINAR – BENEFÍCIOS E QUALIDADE DE VIDA

As pessoas buscam cada vez mais, nos dias de hoje, formas de obter melhoras na qualidade de suas vidas. E hoje em dia, esse termo QUALIDADE DE VIDA, está altamente relacionado a condições físicas e emocionais de cada indivíduo.

Vemos rotinas altamente estressantes nas comunidades familiares e profissionais. As cobranças por altos rendimentos e metas profissionais cada vez mais difíceis de serem alcançadas. Com estas situações deixamos de lado o tempo de lazer, pensando de forma errada: “Ah, vou dormir mais neste fim de semana”; “Não quero sair de casa domingo, vou passar o dia vendo TV”; e assim por diante.

Mas, vamos lá!
Existem formas de colocarmos mais dinamismo e qualidade em nossas vidas, garantindo corpo e mente saudáveis, nos exercitando e fazendo novos amigos. “Bora patinar…”, não é assim que nós patinadores falamos ??!!

A patinação é um dos esportes mais democráticos que conheço. Qualquer pessoa pode patinar…basta ter um par de patins, mesmo que emprestado do vizinho…rs. Não tem contra indicação, homens, mulheres, jovens, idosos. Basta querer !!!

Os patins in-line são uma das poucas atividades acessíveis, divertidas, saudáveis e adequadas para todas as idades. A patinação in-line é um esporte novo , mas ao longo dos anos, vem surgindo adeptos à modalidade e fazendo com que o esporte cresça e seja visto como uma atividade esportiva prazerosa e benéfica a boa qualidade de vida de seus praticantes. Com instrução adequada, de patins in-line, técnicas básicas podem ser aprendidas em um espaço de tempo relativamente curto. É um esporte de lazer que pode ser levado a sério, ou uma atividade ao ar livre. A escolha é sua.

Quem pratica exercícios físicos sobre rodas, consegue vários benefícios para seu corpo:
Condicionamento físico (motor, psicológico e cardiorespiratório);
Fortalecimento dos ossos, músculos, tendões, ligamentos;
Mobilidade articular;
Equilíbrio;
Coordenação espaço temporal (capacidade de ação e reação);
Agilidade.
Sem falar nas relações sócio afetivas.

Vários grupos de amigos patinam, agregando sempre novos seguidores. Isso fortalece vínculos de amizade, criando laços de afeto e interagindo familiares e parentes próximos.

Parece pouco para você ?
Patinar se encaixa em muitas definições sobre QUALIDADE DE VIDA, quer ver…

“… a experiência humana que determina a sensação subjetiva de Bem Estar…a participação em atividades que permitem o desenvolvimento pessoal, a auto-realização e a possibilidade de uma comparação satisfatória entre si mesmo e os outros.” (Assunção Jr. ET AL. (1999))

Conforme Minayo et al (2000), qualidade de vida é uma noção eminentemente humana que aproxima-se do grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental.

A atividade física praticada de forma regular, melhora as condições de saúde dos indivíduos, uma vez que diminui as doenças, aumenta a expectativa de vida, melhora o bem-estar, eleva a auto-estima, etc.

E aí ? Consegui convencer vocês que a cada sábado, domingo ou outros dias que patinamos, estamos ganhando mais saúde, mais alegria, mais endorfinas estão sendo produzidas e mais o nosso esqueletinho se mobiliza para nos livrarmos das “ites, oses” e por aí afora… então …

Comentários