Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Última etapa do Circuito Cearense de Skate 2011


A oitava e última etapa do Circuito Cearense de Skate 2011 aconteceu no último final de semana e agitou a Pista Pública do Cocó, situada na Av. Raul Barbosa em Fortaleza, com as manobras radicais dos melhores skatistas em atuação no estado.

E o grande campeão da principal categoria, a Amador 1, foi o skatista de Fortaleza Suênio Campos, que venceu pela quinta vez em oito etapas para faturar o título e a premiação recorde que foi nada menos que uma moto 0km. Com o resultado Suênio se consolida como o maior nome do skate cearense da atualidade anunciando uma nova era para o skate cearense.

“Estou muito feliz com a conquista do título cearense. O nível está muito alto e todos os atletas estão competindo com muita dedicação e disciplina. Durante o ano de 2011 eu foquei todos os meus esforços nesse objetivo e hoje eu posso comemorar o retorno de todo o esforço que fiz”, declarou Suênio.

NOVA GERAÇÃO
O show de manobras no Cocó começou ainda no sábado. A novíssima geração encabeçada por Yago Juan, Lucas Rabelo, João Alisson Neném, dentre outros, mostrou que essa turminha não está pra brincadeira e juntos eles protagonizaram um verdadeiro espetáculo de manobras levantando a torcida das arquibancadas que lotou a pista durante todo o fim de semana.

Quem também fez bonito foi a turma da Iniciante, encabeçada por Victor Japinha. O local do município de Amontada tirou da manga manobras inéditas e consolidou-se como o principal nome da categoria no ano de 2011.

Para encerrar, as meninas mostraram que também são responsáveis por uma considerável fatia no tocante ao crescimento do esporte no interior do estado. Destaque para a sobralense Edilândia Pepeta na Feminino 1 e Rayana Lopes, na Feminino 2. Ambas já chegaram a oitava e última etapa do Circuito como campeãs de suas categorias por antecipação, e apenas confirmaram o resultado do circuito no encerramento da competição.

OS ASTROS
O domingo foi reservado para os grandes astros da competição. Na Grand Master os principais nomes da Velha Guarda do esporte se fizeram presentes e mostraram que ainda têm muita lenha pra queimar. Destaque para os legítimos representantes da ‘Old School’ do skate cearense, Alexandre Gato e Tio Dog e para o grande campeão da categoria, Ronaldo Tucano.

Na sequência foi a vez dos aspirantes a astros entrarem em cena e mostrar que no que depender deles a continuidade do crescimento do esporte no Ceará está garantido. Destaque para o irreverente e carismático Renato Big Black, que mais uma vez mostrou que está pronto para assumir seu lugar entre as principais estrelas do show, os skatistas da Amador 1.

E por falar em Amador 1, foram eles os protagonistas do que os observadores têm considerado a melhor disputa a nível técnico já realizada em todos os tempos no skate cearense. Também não é pra menos. Depois de oito meses de competição os atletas terminaram o circuito mais afiados que nunca, comprovando a importância de um campeonato sólido, atrativo e sério para o crescimento de qualquer esporte.

Destaque para as atuações de Anderson Resende, que ficou com o vice-campeonato do circuito, Willian Aragão, Celso Dezenove, Igor Canelinha, Maurício Punk, dentre outros.

Contudo, no ano de 2011, ninguém conseguiu superar o disciplinado Suênio Campos. Com foco e determinação, Suênio mostrou para todos como se tornar um campeão e saiu da última etapa aclamado por unanimidade como o melhor skatista cearense do ano.

Atual campeão da Copa Nordeste Amador realizada na Paraíba e campeão cearense, segundo ele próprio diz, agora é que sua caminhada irá começar.

“O objetivo agora é encontrar o meu lugar ao sol no mundo do skateboard. Meu sonho é tornar-me profissional e representar bem o Ceará e o Brasil pelo mundo. Tenho planos de ir à Barcelona, a Meca do skate mundial, ainda em 2012, mas tenho consciência que meu trabalho irá começar agora e que precisarei suar muito a camisa para conquistar meus objetivos”, declarou Suênio logo após ter recebido a generosa premiação do circuito cearense de skate 2011 que foi nada menos que uma moto 0 km.

ANALISANDO O CIRCUITO
Nas demais categorias, os campeões do circuito foram Lucas Rabelo na Mirim, Victor Japinha na Iniciante, Edilândia Pepeta na Feminino 1, Rayana Lopes na Feminino 2, Ronaldo Tucano na Grand Master e Renato Big Black na Amador 2.

O Circuito Cearense de Skate termina o melhor ano de sua história com número recorde de inscrições em um evento oficial, mais de 150 atletas na última etapa e a FESK, a Federação Cearense de Skate, comemora o resultado positivo de todos os seus esforços durante esse ano fazendo uma avaliação positiva de todo o trabalho desenvolvido durante um ano bem difícil:

“Para nós da FESK, o desafio de montar o maior circuito de skate realizado por uma única entidade foi enorme. A crise que acometeu o mercado até meados do ano exigiu de todos que fazem a federação compromisso incondicional com o esporte para que pudéssemos levar a cabo um circuito de oito etapas. Foram oito meses na estrada, por sete diferentes municípios onde todos se uniram para concretizar um sonho que foi semeado pelo Charles Reginaldo, o grande responsável por tudo o que está acontecendo hoje com o skate cearense. Hoje, podemos dizer que o circuito cearense é uma família onde skatistas, pais, amigos e parentes estão envolvidos em prol do sonho de provar para todos que o esporte é uma alternativa profissional viável, e a melhor maneira de fazer com que os jovens sintam que são capazes de atingir qualquer objetivo a partir de seu empenho e dedicação. Para nós essa foi a maior lição que esse circuito ensinou para todos”, declarou Fábio Galvão, dirigente da FESK.

Para Jaime Júnior, Vice-Presidente da FESK, o desafio começa agora, pois, se fazer um grande circuito foi difícil, imagine mantê-lo grande:

“No início do ano muitos falavam que estávamos loucos quando planejamos um circuito de nove etapas. Que nunca conseguiríamos realizar um circuito tão grande, sobretudo em um ano de crise. Agora, todos estão vendo os frutos desse sonho. O nível do skateboard em nosso estado nunca foi tão alto e depois de 2011, muitos céticos irão pensar duas vezes antes de duvidar da capacidade do skate cearense de produzir ídolos e transformar vidas”, afirmou Júnior Negão.

Segundo Elizeu Barros, Presidente da FESK, nada disso estaria acontecendo se o Governo do Estado não tivesse enxergado no skate uma alternativa viável para nossos jovens e investido na construção de 25 pistas públicas pelo interior do estado, contribuindo para o processo de interiorização do esporte. Hoje, temos vários municípios despontando como grandes locações. Amontada é o maior exemplo disso onde projetos como o PESS, o Projeto Skate Social, tem mudado a cara do esporte e transformando a vida de muitos jovens.

Dessa forma o Circuito Cearense de Skate 2011 mostrou que atualmente o esporte das quatro rodinhas é o que mais cresce no estado e que podemos esperar muitos frutos dessa turma nos próximos anos.

Resultados da etapa:
AMADOR 1
1º Suênio Campos
2º William Doug
3ºAndersonResende
4º Pedro Henrique
5º Igor Canelinha
6º Alex Cardoso
7º Maurício Punk
8º Celso 19
9º Anderson Almeida
10º Diego Muriçoca

AMADOR 2
1º Steferson Tavares
2º Lucas Boi
3º Renato Big Black
4º Roniel Amaral
5º Rayanderson

GRAND MASTER
1º Ronaldo Tucano
2º Ferbson
3º Jacó
4º Luiz Otávio
5º Marcos Cocó

INICIANTE
1º Victor Japinha
2º Ítalo David
3º Yago Juan
4º SheltonSilva
5º Francisco Jeferson

MIRIM
1º Lucas Rabelo
2º João Alisson (Neném)
3º Mateus Oliveira
4º Anderson Guilherme
5º João Lucas

FEMININO 1
1ª Edilândia Pepeta
2ª Tati Almeida

FEMININO 2
1ª Dani
2ª Mirelle Sampaio
3ª Josiane Rodrigues
4ª Rayana Lopes
5ª Bruna Gessiane

A 8ª e última etapa do Circuito Cearense de Skate 2011 contou com o Patrocínio de MARESIA, TENT BEACH, VULCANO Energy Drink, FREEBOARD, Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Esporte, Banco do Nordeste do Brasil, CAGECE e Governo Federal. Apoio e Homologação: Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e Realização da Federação Estadual de Skate (Fesk).

Por George Noronha
W. Noronha Comunicação Ltda.
Assessoria de Comunicação
Especializada em Esportes de Ação
gwnoronha@gmail.com
+55 85 9685.1000
+55 85 8762.1363
+55 85 9121.4613
--
Julio Detefon
Comunicação CBSk
55 81 98009319
Confederação Brasileira de Skate
http://www.cbsk.com.br/




Comentários