Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Atletas brasileiros das modalidades de neve disputam importantes provas no hemisfério Norte

Os principais atletas brasileiros dos esportes de neve estão no hemisfério Norte, onde participam de importantes competições internacionais da temporada de inverno 2011/2012.

As provas acontecem na Europa, Estados Unidos e Canadá até o final de março. Para os atletas e para a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve - a temporada é fundamental na busca por importantes vagas nos principais eventos do calendário, como o Mundial de Biathlon de Inverno, que acontecerá no final de fevereiro na Alemanha.

“Essa é uma temporada fundamental para os esportes de neve. Estamos em fase final de preparação de algumas modalidades e para outras, como o biathlon de inverno, já é uma temporada classificatória para os Jogos Olímpicos de Sochi, na Rússia em 2014”, explica Pedro Cavazzoni, superintendente técnico da CBDN.


Snowboard



Entre os destaques da equipe nacional está a carioca Isabel Clark. Considerada a melhor snowboarder da América Latina, ela disputa o circuito da Copa do Mundo de Snowboardcross que terá sua próxima etapa no dia 08 de fevereiro em Blue Mountain, no Canadá. Esse mês, Isabel realizará algumas provas preparatórias para a competição.


Recém-inclusa no programa Olímpico para os Jogos de 2014 em Sochi, na Rússia, o Slopestyle vem recebendo importante investimento da CBDN, que nesta temporada contratou um treinador norte-americano especializado na modalidade para supervisionar o desenvolvimento dos atletas brasileiros.

O objetivo final é a classificação olímpica. Os atletas Marcos Batista e Juliana Moraco, são duas das esperanças brasileiras que durante o inverno realizarão algumas provas nos Estados Unidos. No próximo dia 13, eles participam do circuito Revolution Tour em Northstar, Califórnia.

Ski Cross Country e Biathlon de Inverno (Ski Cross Country com Tiro Esportivo)

Em busca da classificação para o Mundial de Biathlon de Inverno (esporte que somatiza o Ski Cross Country com o tiro esportivo) que acontecerá no final de fevereiro em Rulpondhing na Alemanha, a atual campeã Sul-Americana da modalidade, Mirlene Picin, disputará provas preparatórias de Ski Cross Country na Suécia no dia 14 e dias 28 e 29/01.

Depois disso, ela seguirá para o Canadá onde buscará o índice para o Mundial nas etapas 6 e 7 da IBU CUP (Circuito da União Internacional de Biathlon) em Canmore.

Já a atleta olímpica Jaqueline Mourão, conquistou o índice recentemente (um feito inédito para o Brasil) e participará das provas da IBU CUP, a fim de preparar-se para o mundial da Alemanha. Em treinamento intensivo no Canadá, a mineira também disputará provas de Ski Cross Country até o fim da temporada no hemisfério Norte. No próximo dia 04/01 ela disputará uma prova de 10km válida pelo campeonato norte-americano em Rumford.

Já o pentacampeão brasileiro de Ski Cross Country Leandro Ribela irá competir somente em fevereiro. O atleta está nos Estados Unidos onde realiza um treinamento de imersão completo no esporte com uma equipe local. Ele, que já representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno em 2010, quer assegurar novamente uma vaga nos Jogos, dessa vez de 2014 em Sochi, na Rússia.


Ski Alpino




Jhonatan Longhi, campeão Brasileiro de Slalom e Slalom Gigante de 2011 está na Europa realizando treinamentos para as próximas competições. Ele realizará provas FIS nos dias 17 e 18/01 em Folgaria (Itália).


Fabio Guglielmini e Chiara Marano têm outra meta: garantir a máxima preparação para o Mundial Junior que acontecerá entre 29 de fevereiro e 09 de março em Roccarazo, na Itália e reunirá atletas de diversos países.

Já os mais jovens esquiadores da CBDN, Nathan Alborghetti, Francisco Nobre e Esmeralda Alborghetti se preparam para as competições do Troféu Borrufa, que serão realizadas entre 23 e 26 de janeiro em Vallnord, Andorra.

Michele Barcena
Coordenadora de Comunicação e Marketing
CBDN - Confederação Brasileira de Desportos na Neve
Site: http://www.cbdn.org.br/
Facebook: @CB Desportos na Neve
Twitter: @cbdnbr
tel (55-11) 3018 80 11

Comentários