Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

Como o próprio nome já indica, os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, que começam nesta sexta-feira, contam apenas com atletas de pouca experiência, com no máximo 18 anos.

Representado por Eliza Nobre e Tobias Macedo, o Brasil participa, a partir desta sexta-feira, da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, em Innsbruck, na Áustria. Até o dia 22, cerca de mil atletas com idade entre 14 e 18 anos de mais de 60 países disputam o evento que une competição esportiva, cultura e congraçamento entre jovens dos cinco continentes. A Cerimônia de Abertura acontece às 14h30min (de Brasília) no Bergisel Stadium.

A paulista Eliza Nobre e o cearense Tobias Macedo têm 15 anos. Ambos competem no esqui alpino, nas provas de slalom especial e slalom gigante e competirão nos dias 18 (slalom gigante feminino), 19 (slalom gigante masculino), 20 (slalom especial feminino) e 21 (slalom especial masculino).

"Os Jogos Olímpicos da Juventude são um evento muito especial para os jovens atletas com uma variada gama de atividades culturais paralelas às disputas esportivas. Tenho certeza que tanto Eliza como Tobias vão deixar Innsbruck com uma bagagem muito especial, com novos valores e muitos amigos de outros países", comentou Stefano Arnhold, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) e chefe da delegação brasileira em Innsbruck.

Tobias Macedo é natural da quente Fortaleza (CE), mas reside em Milwaukee (EUA). Começou a esquiar como diversão aos 10 anos e logo no ano seguinte já começou a participar de competições locais.

"Minha família se mudou para os Estados Unidos e meu pai resolveu nos iniciar no esqui, pois ele esquiava no Chile quando criança. O que espero dos Jogos Olímpicos da Juventude é aproveitar ao máximo a experiência de estar numa competição tão difícil. Também acho legal conhecer tanta gente diferente, de toda parte do mundo. Esta é, de longe, a maior e mais importante de todas as competições que já participei. A experiência é o que mais me importa", destacou Tobias.

Eliza Nobre vive em São Paulo e divide seus treinos entre o Chile e a Europa. Seus primeiros passos no esqui foram aos quatro anos.

"Acho que vou sair daqui com muita experiência. Meu objetivo é fazer o melhor que eu posso para representar o Brasil. Estou vivendo intensamente cada dia e me surpreendendo com tudo o que vejo por aqui. Estou muito contente de estar representando o Brasil", festejou Eliza, que sonha disputar uma edição dos Jogos de Inverno na categoria adulta.

Durante o evento, os jovens talentos do gelo e da neve disputarão 15 modalidades esportivas, algumas com formato inédito. Além de uma competição esportiva, os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude terão um extenso programa cultural e educativo, que introduzirá de forma lúdica os jovens atletas ao olimpismo e os valores olímpicos, além de sensibilização para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping.

Em 2010, foi realizada a edição inaugural de verão dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura. Na ocasião, o Brasil levou 81 atletas e conquistou sete medalhas.

Para acompanhar os resultados e notícias: http://www.innsbruck2012.com/en/about_us/about_yog-dna/spread_yog_2012

Para vídeos e transmissão: http://www.youtube.com/user/innsbruck2012

Fonte texto: FinalSports Comunicação

Comentários