Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

'Pico' de skatistas há 40 anos, ladeira recebe paralelepípedos


Entre as movimentadas avenidas Heitor Penteado e Dr. Arnaldo, na zona oeste de São Paulo, a praça Joanópolis é vizinha a uma ladeira onde passam poucos carros.

A calmaria só costuma ser quebrada mesmo pelas rodinhas que descem o asfalto fazendo barulho. Há 40 anos, a praça é um dos "picos" de skatistas da cidade.

Agora, porém, a história do esporte pode estar com os dias contados por ali. A Subprefeitura da Lapa decidiu colocar paralelepípedos na rua --medida que deve afastar definitivamente os skatistas.

A ideia não chega a ser uma novidade. Em 2007, na praça Horácio Sabino, no Sumaré, a prefeitura lançou mão da mesma medida.

Skatistas ouvidos pela Folha no local dizem que não recebem muitas reclamações dos moradores. "Às vezes, a gente fica até umas 23h, mas tenta não fazer barulho", diz Jorge Henrique, 19

Os skatistas dizem que, se o problema é o barulho, isso pode piorar. "Os carros passando aqui vão fazer mais barulho no paralelepípedo", diz Bruno Carone, estudante.

Segundo Marcio Tanabe, 48, empresário e ex-skatista, o local é realmente um "pico tradicional" e é conhecido como "Pracinha do Skate".

Para discutir o destino da ladeira, uma reunião foi marcada para segunda-feira, entre a Subprefeitura da Lapa, Secretaria de Esportes, associação de moradores e os skatistas da região.

A subprefeitura diz, em nota, que as obras foram pedidas pela Sociedade dos Moradores do Sumaré.

Ainda segundo a nota, a cerca de 1,5 km da ladeira está a praça Zilda Natel --inaugurada em fevereiro de 2009, na avenida Dr. Arnaldo-- que possui equipamentos e infraestrutura para receber os skatistas.

Fonte:
FILIPE OLIVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Comentários