Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Diego Ruiz vence, em Osasco, a 2ª etapa do Paulista USboards de Carveboard 2012


São Pedro foi generoso e a chuva não apareceu, o sol brilhou e o público compareceu na ladeira do Geodésico, em Osasco, no último domingo, 27, para prestigiar o 1º Encontro Brasileiro USboards de Carveboard e os atletas competirem na 2ª Etapa do Paulista USboards de Carveboard - Real Surf no Asfalto 2012 - Sunset Osasco, circuito oficial homologado pela Federação Paulista de Skate.


Diego Ruiz venceu esta 2ª etapa na Open. Em segundo lugar ficou o carioca Pedro El. Chavo. "Estou amarradão com a vitória. Consegui finalizar algumas manobras que eu sabia que iam me render boas notas", Ruiz acertou a manobra Shove it (quando o carve gira sob os pés), a mais cobiçada entre os atuais praticantes. "Quando acertei foi show, sem palavras", disse. "Este encontro brasileiro ficará marcado para mim. A organização foi muito boa também. Isso só prova que o carveboard deu mais um passo firme. Parabéns pelo evento e a ladeira é demais", finaliza.

Pedro El. Chavo que veio para o 1º Encontro Brasileiro USboards de Carveboard vai voltar para a Cidade Maravilhosa com a segunda colocação desta etapa do Circuito Paulista, realizado pela Associação de Carveboard da Ilha Porchat e São Vicente - Ascarvi/Psv em parceria com o blog InnerSport e com total apoio da Secretaria de Esportes do Município. "Deu tudo certo. O dia foi lindo, revi muitos amigos. Vou voltar para o Rio mais amarradão e feliz com esta segunda colocação", comentou Chavo.

Além de Ruiz, outro vicentino subiu no lugar mais alto do pódio. Foi o Jorge Malvadão, que de malvado não tem nada, é apenas o apelido. Ele faturou a primeira colocação da Máster, acima dos 36 anos. Atleta acostumado a executar manobras clássicas, estilo que conhece bem quando está no mar com o seu longboard, desta vez suas manobras foram finalizadas no asfalto, na ladeira que também foi batizada com o nome de uma onda havaiana, Sunset, pelo presidente e fundador da Ascarvi-Psv, Leonardo Branco, que já havia batizado a ladeira de Caieirias, onde ocorreu a 1ª etapa, de Jaws, outra poderosa onda do arquipélago. A segunda colocação ficou com Alessandro Moraes, de Itu.




E como já diz o ditado: filho de peixe, peixinho é! A categoria da molecada, a Grommets, foi vencida pelo filho de Alessandro, o vice da Máster. Vinicius Prado de Moraes, 15 anos, foi mais além que o pai e garantiu logo a primeira posição e já deu provas que tem talento para o esporte. "Gostei de ter ganhado. Eu quero andar mais, sempre mais".


1º Encontro Brasileiro
O dia foi de confraternização para quem curte o carveboard. Osasco recebeu gente de várias cidades e estados do Brasil para fazer acontecer o 1º Encontro Brasileiro de Carvers. Para uma parcela da população do município foi também a oportunidade de conhecer esta nova modalidade que a cada instante agrega um novo praticante, em algum canto do território tupiniquim.



A situação mais pitorescas deste encontro foi a história dos atletas de Brasília, Tinã e André Calango, que venderam seus carvers para não perderem por nada esta grande reunião de amigos. "Foi uma loucura, mas o importante é que o nosso plano deu certo", disse o Calango, sorrindo. Em solo paulista, eles conseguiram novos equipamentos para participarem da competição e da grande diversão que foi está união de esportistas. A classificação dos atletas na competição foi que Tinã terminou em 15º e Calango com a 20ª posição, ambos na Open.

"O Carveboard ficou mais unido e forte depois deste encontro", comentou Alexandre Gomes, de Belo Horizonte. As marcas Fort Local e a USboards estão investindo pesado para o crescimento da modalidade no Brasil.

O 1º Encontro Brasileiro USboards de Carveboard, que valeu como a 2ª Etapa do Paulista USboards de Carveboard - Real Surf no Asfalto 2012 - Sunset Osasco reuniu atletas de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Espirito Santo (ES), Praia Grande, São Vicente, Sorocaba, Itu, ABC, Santos e de Osasco, que contou com um único competidor, Willians Lima, que finalizou em 19º, na Open.



Após o evento todos os atletas curtiram a premiação no Bar Arte Brasil Grill que recepcionou a galera depois de um dia de muitas cavadas e raladas, além do sol na cabeça. O Evento ficará marcado na história da cidade que sediou pela primeira vez uma etapa paulista e um encontro nacional de carveboard.

"Eu só tenho elogios. A Secretaria de Esporte investiu na ideia, acreditou e incentivou esta nova modalidade com a realização do campeonato, o resultado foi isso, todo mundo satisfeito. Os atletas vão embora cansados, mas felizes. Obrigado e missão cumprida", disse o presidente da Ascarvi/Psv, Leonardo Branco, que ficou com a 16ª colocação na Open e a 3ª posição na Máster, nesta segunda etapa.



O que é Carveboard?
O Carveboard é um esporte que ainda está em crescimento no Brasil, vem ganhando cada vez mais adeptos de todas as faixas etárias. É a junção do skate e o surf. Surgiu por volta de 1992, quando o surfista Laird Hamilton começou a desenvolver um skate para simular o surf. Construído a partir de peças usadas e pneus de bicicleta, o projeto ficou meio esquecido até que apareceu o Mountainboard, utilizando conceitos mais modernos de eixos sobre molas e inclinação no shape. Partindo deste princípio, Joe e Brad Gerlach, criaram o primeiro protótipo do carve, para ser utilizado na gravação de um vídeo de dicas de surf. O skate ficou tão bom que logo Brad e seus amigos começaram a utilizá-lo para treinar quando o mar estava flat. Brad vislumbrou o potencial do skate e o batizou com o nome de carveboard, de onde o termo carve vem da cavada, manobra em que o surfista faz uma curva fechada, inclinando bastante o corpo. Em 1997, ele criou a carveboard sports e começou a fabricar o equipamento em larga escala.

A classificação geral do Ranking do Circuito Paulista USboards de Carveboard 2012, após esta 2ª etapa ainda será divulga no site da Federação Paulista de Skate.

Créditos das Fotos: Pedro Paulo Dutra / Carlos Henrique



Resultado: 2ª etapa do Circuito Paulista de Carveboard

Open
1º - Diego Ruiz (SV)
2º - Pedro El. Chavo (RJ)
3º - André Hartmann (SV)
4º - Eric Patat (Sorocaba)
5º - Gustavo Grassano (SV)

Grommet
1º - Vinicius Prado (Itu)
2º - Lucca Andrade (SP)
3º - Gabriel Moraes (Itu)
4º - Luiz Felipe (Santo André)
5º - Malvadinho (SV)

Máster
1º - Jorge Malvadão (SV)
2º - Alessandro Moraes (Itu)
3º - Léo Branco (SV)
4º - Mauro Bédia (Sorocaba)
5º - Alexandre Gomes

O 1º Encontro Brasileiro USboards de Carveboard e 2ª Etapa do Paulista USboards de Carvebaord Real Surf no Asfalto 2012 - Sunset Osasco contou com a colaboração da Prefeitura da Cidade de Osasco, por meio da Secretaria de Esportes Recreação e Lazer. Teve o patrocínio da USboards, e Fort Local. Foi oirganizado por ASCARVI e o blog InnerSport. Co-patriocinado por High Life, Atona, Lines, Zen Motos, Dínamo Surf, Radix, Litoral Tatoo, Santa Paz Tatoo, Atitude Rider. Teve apoio do Bar Arte Brasil Grill, Sepor, Pmsv, A Fase, Juneca Assessoria, Monster energy Drink, Sky Line , Brudden Nautica, 112 Polegadas e Associação dos Skatistas de Osasco.

Fonte: Charles Roberto - Assessor de Imprensa do Circuito Paulista USboards de Carveboard 2012 / Fone: (11) 9356-1376 via InnerSport

Comentários