Após duas etapas o Circuito Paulista Amador de Carveboard 2012, realizado pela Associação de Carveboard das Ilhas Porchat e São Vicente - Ascarvi-PSV - associação até o momento autorizada a realizar eventos oficiais - já começam a destacar nomes que provavelmente vão figurar até a etapa final do campeonato desta nova modalidade que a cada dia conquista espaço e fortalece suas "raízes" no universo dos esportes radicais.
|
Bruno Riberio |
Esta nova categoria de carrinhos no asfalto, em 2012, também marca um feito inédito. Pela primeira vez na história do Carveboard, como competição, todos os "surfistas de asfalto" estão sendo cadastrados na Federação Paulista de Skate (FPS), que agora homologa oficialmente os eventos da Ascarvi/PSV, que pretende projetar o Brasil como um pólo promissor dos grandes eventos de Carve.
"A Instituição tem um ano de vida e estamos trabalhando com seriedade para regulamentar e colocar ordem nos campeonatos", explica Leonardo Branco, presidente da Instituição, única associação de carveboard em solo nacional, que no último dia 4 de julho, participou em São Bernardo do Campo, São Paulo, da 1ª Assembleia Geral de Carveboard do Estado de São Paulo, onde tiveram na pauta assuntos como elaboração de caderno técnico e regulamento para etapas estaduais, sistemas de disputas e quadro de árbitros. "Todas essas melhorias são para valorizar ainda mais os atletas e os apoiadores e patrocinadores dos eventos", finaliza Branco.
O Circuito
Apenas para relembrar, a primeira etapa ocorreu em fevereiro, na cidade de Caieiras, interior de São Paulo, na ladeira batizada de Jaws, homenagem a poderosa onda havaiana, um dos picos mais temidos pelos surfistas, onde o vicentino André Hartmann venceu. Em segundo ficou o sorocabano Eric Patat.
Já a segunda etapa aconteceu na cidade de Osasco, na Grande São Paulo, no mês de maio, na ladeira do Geodésico, batizada de Sunset, uma onda maçuda e comprida, onde é preciso saber desenhar linhas, características que a ladeira apresenta por ser extensa e larga. Nesta ocasião outro vicentino foi o campeão, Diego Ruiz. Em segundo ficou o carioca Pedro El Chavo . Que impressionou os juízes e público ao executar um "Air Chavo 360°". Com a manobra, Pedro abre ainda mais o leque de manobras para o Carveboard .
A Ascarvi/PSV também realizou este ano o 1º Encontro Brasileiro de Carvers, com atletas vindos de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Espirito Santo (ES), Praia Grande, São Vicente, Sorocaba, Itu, ABC, Santos e de Osasco. O evento ocorreu em Osasco.
André Hartmann venceu a primeira etapa em Caieiras e ganhou 1.000. Em Osasco ficou na 3ª posição e acumulou mais 903 pontos. O campeão vicentino de 2011, com a somatória continua na liderança do ranking oficial após as duas etapas. Para não perder o costume o sorocabano Eric Patat, que na 1ª etapa somou 900 pontos, em Osasco ficou com a 4ª posição e acumulou mais 857 pontos. Com isso, Patat continua na "cola" de Hartmann e figura na 2ª posição do ranking. Em 3º lugar está o campeão da etapa de Osasco, Diego Ruiz.
|
Eric Patat |
Caieiras e Osasco foram até o momento as sedes do Circuito Paulista Amador de Carve 2012. A Federação Paulista de Skate e a Ascarvi/PSV divulgam o novo ranking oficial. Abaixo você poderá acompanhar a posição e pontuação que os atletas alcançaram após estas duas etapas.
Ranking após as etapas de Caieiras e Osasco:
1 – André Hartmann - 1903
2 - Eric Patat - 1807
3 - Diego Ruiz - 1774
4 - Gustavo Pexe - 1718
5 - Alessandro Moraes - 1397
6 - Bruno Ribeiro - 1384
7 - Mariano Amadio 735 599 1334
8 - Valter Pingo - 1275
9 - André Luis Bem 13 - 1103
10 - Leonardo Branco - 1093
11 - Bruno Scanferla - 1005
12 - Pedro El Chavo - 950
13 - Jorge Malvadão - 774
14 - Carlos Bressane - 698
15 - Rodrigo Andrade - 663
16 - Paulo José Laurindo - 630
17 - Diego Pão - 599
18 - Luiz Felipe Ferramenta - 569
19 - Tainã (Zugui) - 569
20 - Edmilson Mick Jagger - 513
21 - Lucas Emauel Britto - 418
22 - Willians Lima (Will) - 397
23 - André Calango - 377
24 - Reinaldo Alves (Naldo) - 358
25 - Frederico S. Menta - 341
26 - Alexandre Gomes (Sheik) - 324
27 - Artur Delos - 292
28 - Thiago Menezes - 277
29 - Daniel Quadros Smith - 264
30 - Marcelo Fiuza - 250
Conheça a história do Carveboard?
O Carveboard é um esporte que ainda está em crescimento no Brasil, vem ganhando cada vez mais adeptos de todas as faixas etárias. É a junção do skate e o surf. Surgiu por volta de 1992, quando o surfista Laird Hamilton começou a desenvolver um skate para simular o surf. Construído a partir de peças usadas e pneus de bicicleta, o projeto ficou meio esquecido até que apareceu o Mountainboard, utilizando conceitos mais modernos de eixos sobre molas e inclinação no shape. Partindo deste princípio, Joe e Brad Gerlach, criaram o primeiro protótipo do carve, para ser utilizado na gravação de um vídeo de dicas de surf. O skate ficou tão bom que logo Brad e seus amigos começaram a utilizá-lo para treinar quando o mar estava flat. Brad vislumbrou o potencial do skate e o batizou com o nome de carveboard, de onde o termo carve vem da cavada, manobra em que o surfista faz uma curva fechada, inclinando bastante o corpo. Em 1997, ele criou a carveboard sports e começou a fabricar o equipamento em larga escala.
Texto Charles Roberto
Comentários
Postar um comentário