Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Douguete confirma favoritismo e vence no BMX com direito a recorde


 Após título surpreendente em 2011, biker de São Bernardo do Campo segue no topo do pódio mesmo sem ter treinado em uma megarampa


Após um ano sem pisar em uma megarampa, o brasileiro Douglas Leite, mais conhecido como Douguete, confirmou o favoritismo e conquistou o bicampeonato na prova de Big Air do BMX, neste sábado, no Sambódromo do Rio. Com um salto de 6,40m, ele voou mais alto do que os rivais na Mega Rampa e ainda quebrou o recorde sul-americano. Se no ano passado, a vitória foi uma surpresa, este ano o paulista mostrou que veio para ficar e tornou-se o principal nome da prova no cenário nacional. Apesar de não ter treinado na pista, ele mostrou uma preparação impressionante na estrutura de 112m de extensão por 27m de altura, o equivalente a um prédio de nove andares.

- Vim tranquilo, acordei com o coração feliz. A minha meta é superar a marca do ano passado e mostrar que mesmo sem ter treinado na mega, eu estou muito preparado. Tentei ir para os Estados Unidos este ano, mas meu visto não foi liberado. Se tivesse mais acostumado, poderia fazer manobras que nunca foram feitas nessa rampa – disse Douguete, que focou a sua preparação no vertical.


Em 2011, ele roubou a cena ao desbancar os gringos na disputa da Mega Rampa, em São Paulo, com um salto de 6,20m, em São Paulo. Douguete nem iria participar do evento, mas entrou na última hora no lugar do americano Morgan Wade, que sofreu um acidente na véspera. O biker nunca havia pisado em uma megarampa e teve apenas um dia para se adaptar à pista, com uma bicicleta simples.

Dessa vez, com uma bicicleta melhor e três dias de adaptação, Douguete, que ganhou também o apelido de “Mega Rampa”, desbancou os estrangeiros Steve McCann, Vince Byron, Kevin Robinson, Chad Kagy e Morgan Wade.

Sem conseguir praticar as manobras e voos na megarampa, ele precisou improvisar. Um improviso psicológico, como num sonho

- Eu mentalizei os saltos e as manobras como num sonho. Eu me imaginava na pista e, em poucos dias, pude colocar em prática aquilo que eu tinha em pensamento.

Em breve, o paulista de São Bernardo pretende viajar para os Estados Unidos, onde irá passer uma temporada em um Woodward, na Califórnia. O parque de treinamento, que conta com uma infraestrutura de ponta para esportes como BMX, skate e ginástica artística, transformou-se em um celeiro de atletas e o ambiente ideal para desenvolver talentos.

O americano Colton Satterfield foi o vencedor da prova de BMX combo (Big Air e melhor manobra), após acertar uma sequência de manobras (back flip, Barspin e whip) e somar 45 pontos. Ele foi o único a realizar três manobras diferentes no mesmo voo. Morgan Wade (42) ficou em segundo e Chad Kagy (41) completou o pódio.

- Ninguém conseguiu fazer mais de duas manobras na mesma sequência, esse foi o meu diferencial. Já participei de eventos no mundo inteiro e nunca vi tanta energia como aqui. Quando olhei para as pessoas na arquibancada pensei "esse pessoal merece que eu dê tudo de mim". Foi mágico - afirmou Colton.

Fonte: Ana Carolina Fontes (Globo Esporte.com)

Comentários