Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Símbolos de superação, deficientes físicos roubam a cena na MegaRampa

 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Biamputado, skatista brasileiro Ítalo Romano e americano Aaron "Wheelz", primeiro a realizar o backflip numa cadeira de rodas, são atrações no Rio


Exemplos de superação e amor pelo esporte, o brasileiro Ítalo Romano e o Americano Aaron Fotheringham, conhecido como "Wheelz". Eles venceram as dificuldades que a vida e o medo para encarar a MegaRampa. Ítalo, de 22 anos, é biamputado por conta de um atropelamento e Aaron, de 20 anos, tem um defeito congênito (espinha bífida) e é paralítico desde que nasceu. Enquanto o primeiro desafiou a MegaRampa de skate, mesmo sem as pernas, o segundo encarou a pista gigante numa cadeira de rodas.

Quando tinha apenas 11 anos, Ítalo tentava pegar em um trem quando foi atropelado e perdeu as duas pernas. Um ano depois, o brasileiro viu no skate uma possibilidade de uma mudança radical em sua vida. Além de um meio de transporte, viu na modalidade a chance de vencer obstáculos e descobrir novos caminhos. Após ter sua primeira experiência na megarrampa na casa de Bob Burnquist, onde participou do programa Caldeirão do Huck, ele se animou a enfrentar o desafio num evento aberto. Especialista no street, o skatista também gosta de jogar vôlei.


- Meu sonho é me tornar um ícone do street e meu objetivo de vida é transmitir força e alegria a todas as pessoas. Sempre gostei de andar de skate, eu pegava emprestado dos amigos e depois acabei ganhando um de presente. Adoro pular em rampas e andar em alta velocidade. Fiquei um pouco preocupado com o vento, a megarrampa dá um certo medo, mas deu tudo certo.

Aaron também ficou assustado com o tamanho da estrutura, de 112m de comprimento e 27m de altura, o equivalente a um prédio de nove andares. Primeiro a realizar o backflip em uma cadeira de rodas, ele consegue manobras quase impossíveis para uma pessoa com a sua condição, como o duplo mortal para frente.

- Eu sempre vivi em uma cadeira de rodas. Aos oito anos, comecei a andar de skate e hoje eu não quero saber de outra coisa. A sensação de descer rampas é a melhor do mundo, mas você precisa respeitar o monstro. Estive na casa no Bob outro dia, mas a experiência não foi muito boa. Quebrei os dentes na primeira tentativa e, na segunda, acabei quebrando a cadeira de rodas. Voltei para casa na vontade e estou feliz de mostrar as minhas manobras aqui no Brasil. Quero motivar aqueles que passam pela mesma situação que eu.

Logo que nasceu, o americano foi diagnosticado com espinha bífida, uma das lesões mais comuns da medula espinhal, podendo ocorrer em toda a extensão da coluna, já que não há proteção óssea. Geralmente, a espinha bífida vem acompanhada de outros problemas, como malformações de origem paralítica e congênita, atrofia muscular, paralisia flácida, hidrocefalia, diminuição ou abolição dos reflexos tendíneos e outros. No Brasil, a incidência é estimada em um a cada mil recém-nascidos.

Fonte:  Ana Carolina Fontes (Globo Esporte.com)

Comentários

  1. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point.
    You clearly know what youre talking about, why throw away your intelligence on just
    posting videos to your blog when you could be giving us something informative
    to read?

    Feel free to surf to my webpage: notre

    ResponderExcluir

Postar um comentário