Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Selante de pneus garante segurança durante as trilhas

William Alexi em ação: selante ajuda o atleta Scott-Fittipaldi nas trilhas

Quem pedala sabe. Um furo no pneu pode prejudicar o desempenho em uma corrida ou até mesmo um passeio no final de semana. Para evitar esse tipo de problema, os ciclistas amadores e profissionais podem aderir a um recurso muito utilizado em competições nacionais e internacionais: o selante.

Especialistas em Mountain Bike, os ciclistas William Alexi e Renato Navarro, atletas da equipe Scott-Fittipaldi utilizam deste artifício durante a temporada 2013. Team manager, Odair Pereira revela que este pequeno detalhe pode evitar surpresas desagradáveis durante as provas.

O selante é um líquido espesso de cor branca que é aplicado dentro dos pneus da bike. Quando está na parte interna, ele vira uma massa que atua de maneira preventiva ao vedar os furos que podem aparecer durante o percurso. Com isso, o competidor tem mais segurança e minimiza a chance de ter que parar para arrumar um pneu furado.


Rodrigo Yamaguchi, mecânico da Scott-Fittipaldi, aplicando o selante Caffé Latex


“Desde que não rasgue o pneu, o líquido é capaz de vedá-lo e muitas vezes o  atleta não precisa parar nem mesmo para enchê-lo. No caso de um corte ou furo muito grande, o selante pode não ser suficiente”, comenta Odair Pereira, team manager da Scott-Fittipaldi.

A equipe utiliza os selantes de pneu Caffé Latex (Effeto Mariposa). Eles têm ação rápida, durabilidade, não são corrosivos, não prejudicam o pneu e podem ser usados e armazenados em temperaturas extremas, tanto no calor, quanto no frio. Outro destaque do produto é Ação Actifoam, uma espuma ativada pelo movimento da roda.


“Escolher materiais de qualidade antes das corridas é fundamental para um bom desempenho. O selante deve ser eficiente no que se propõe. Proteger dos furos menores para garantir segurança e bom desempenho. Isso poupa o atleta de ter que parar na área de apoio para trocar a roda”, finaliza Odair.


A equipe Scott-Fittipaldi utiliza luvas, capacetes e sapatilhas Scott, ciclo computadores CatEye, pneus WTB, componentes Syncros, selantes de pneu Caffé Latex (Effeto Mariposa), correntes Connex, óleo T -9 Boeshild e gel Carboom.

A equipe Scott-Fittipaldi de mountain bike tem a filosofia de desenvolver atletas e formar cidadãos. O foco está nas categorias de base, com o objetivo de trabalhar jovens atletas para serem o futuro da Elite brasileira da modalidade. O trabalho consiste em desenvolver talentos no Cross Country Olímpico visando não só as Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas sim a continuidade para os próximos ciclos Olímpicos.


CRÉDITO: Álvaro Perazzoli

Contato imprensa
Telefone: (11) 3729-0969
Carlos Ghiraldelli | carlos@seppia.com.br
Murilo Rezende | murilo@seppia.com.br

Comentários