Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

6ª COMPETIÇÃO UNIVERSITÁRIA GRAVITY CAR 2014



GRAVITY CAR, um projeto ligado à disciplina Projeto de Produto V - Transportes do Curso de Design de Produto da Universidade de Franca. Desde 2009 é proposto aos alunos do 4º ano, criarem e desenvolverem um carro movido à força da gravidade. A COMPETIÇÃO EM JUNHO DE 2014 PROMETE SER BEM DISPUTADA

A proposta é feita aos alunos do 4º ano do curso de Design de Produto para desenvolvimento de um carro movido a força ‘G’. Esta proposta, lembramos, consiste em projetar um carro, transporte, que se movimente somente com a gravidade. O desenvolvimento deste projeto traz uma linha de pesquisa profunda no que diz respeito a transportes, o seu histórico, a evolução propriamente dita do produto, os materiais que são envolvidos na sua produção, a forma que possibilita seu desempenho funcional. Enfim, estudos e desenvolvimento de projeto que vem enriquecer a vida do universitário e que contribui para sua formação profissional.

É relevante dizer que estudos como estes também são feitos por universidades influentes no exterior, assim como a sua divulgação.

O evento, a corrida propriamente dita, é realizada sempre em um sábado, no fim do 2º bimestre do 1º semestre de cada ano.

Os ‘carros’ são desenvolvidos por equipes de alunos do curso de Design de Produto, e inscrições serão abertas a interessados, veteranos e alunos de outras universidades.

A intenção de tradicionalizar este evento tem como objetivo principal a valorização do aluno, do curso, da instituição e conseqüentemente a potencial valorização daqueles que nos apoiam.

Profª Esp. Susana Andrade Taveira
Docente no Curso de Design

CONTATO NÚCLEO DE DESIGN DA UNIFRAN

Local: sala 17 – Bloco Verde.
Av. Dr. Armando Salles Oliveira, 201 – Cx. Postal 82 – Pq. Universitário, Franca, São Paulo.

Telefone (16) 3711-8735
E-mail design@unifran.br
Website http://www.unifran.br/site/canais/graduacao
Facebook: Grupo Gravity Car

Para aqueles de outras faculdades que queiram participar, segue o regulamento.

BRIEFING DE PROJETO

Gravity Car - Definição: Meio de transporte individual movido pela força G.

Metodologia de desenvolvimento de projeto: O projeto sustenta-se em duas partes que deverão ser trabalhadas em conjunto.

Todas as considerações do briefing estão diretamente ligadas e sujeitas à avaliação dos professores nas disciplinas de Projeto de Produto V e Modelos e Protótipos da Universidade de Franca Cruzeiro do Sul - Unifran


1º Parte: Célula - Carenagem

Deverá possuir um desenho aerodinâmico;

Deverá proporcionar acomodação das partes do veículo, proteção e dimensão para um piloto; acomodar e proteger o piloto confortavelmente, proporcionando acessibilidade precisa aos comandos do veículo;

O Plano de Referência, deve estar no mínimo a 100mm do solo (o plano de referência é formado pela linha mais baixa do piso suspenso do veículo e que não está em contato com o solo); menos que 100mm não será permitido.

A célula deverá proteger satisfatoriamente o piloto, sendo uma única peça;

Carenagens complementares poderão fazer parte do desenho do veículo.

O assento do piloto deverá ter ângulo de 105º ou maior; o posicionamento correto do piloto assemelha-se ao da Fórmula 1; será proibido o posicionamento do piloto deitado de bruços com a cabeça posicionada à frente no sentido do movimento do veículo;

Deverá possuir obrigatoriamente Cinto de Segurança, fixado em 3 ou mais pontos.

O material mais indicado para o desenvolvimento/construção da célula-carenagem é a fibra de vidro, porém serão aceitos outros materiais alternativos desde que estes, estejam ou ofereçam (o que será devidamente avaliado), uma conformação aerodinâmica adequada.

2º Parte:  Estrutura Mecânica

Deverá interagir efetivamente com o piloto;

Deve ser composta por chassi, sistema de direção, freios e suspensão;

O veículo poderá possuir 3 ou 4 rodas. No caso de 3 rodas a dianteira deverá possuir 2 rodas. É liberada a utilização de rodas e pneus pelas equipes, desde que sigam as recomendações de segurança e dirigibilidade, não podendo ser menor do que 10’’.

Apresentar obrigatoriamente freios traseiros; podendo ser dianteiros e traseiros.

O sistema de direção deverá permitir que o veículo faça um percurso de giro com raio de 5m. Este percurso de raio será avaliado.

Apresentar obrigatoriamente suspensão traseira; podendo ser dianteira e traseira.

Deverá possuir obrigatoriamente uma proteção sobre da cabeça do piloto (algo que faça as vezes do popular Sto. Antônio), sendo esta proteção 50mm mais alta que a cabeça do piloto sentado com capacete, e que suporte uma força equivalente ao peso do veículo, e mais o piloto.

O peso do carro não será determinado. Após a conclusão do projeto não será permitido alterar o peso final do carro (para mais ou para menos).


Dimensões Máximas:

A largura máxima do veículo não poderá ultrapassar 1.400 mm;

O comprimento máximo do veículo não poderá ultrapassar 2.400 mm.

Fonte: Gravity Car

Comentários