Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Christian Fittilpaldi: “quero correr o Brasil Ride de novo”



Christian Fittipaldi pertence a uma família que é praticamente uma dinastia no esporte brasileiro. Por pelo menos três gerações o sobrenome Fittipaldi sempre esteve envolvido com as principais categorias do automobilismo mundial. Com sangue competitivo correndo nas veias, ele também procurou outros caminhos nos esportes de velocidade. Mais recentemente, o mountain bike se tornou uma paixão para ele.

Sempre em parceria com a IGP Sports, importadora das bicicletas Scott, Christian participou de um projeto envolvendo jovens ciclistas e por duas vezes esteve na maior ultramaratona para mountain bikers em território nacional: o Brasil Ride, que neste ano acontece entre os dias 19 e 25 de outubro, na Chapada Diamantina-BA.

Em dupla com Odair Pereira, um dos maiores nomes do MTB brasileiro, Christian disputou duas vezes a competição – e nesta entrevista exclusiva conta os desejos de competir novamente em 2014.    

Christian e Odair

 - Como foi para um atleta como você participar do Brasil Ride?

Acredito que é um grande desafio para todo mundo. Seja para os atletas que estão lá para ganhar ou os que competem com o objetivo de terminar a prova. São seis dias intensos de competição, que deixam o corpo bastante cansado. É uma prova que eu costumo dizer ser o inferno e o céu. Tem momentos que são extremamente prazerosos, mas ao mesmo tempo tem outros que você quer que passem o mais rápido possível.


- Quais foram as melhores e piores situações que você enfrentou? Como foi lidar com isso?

Um que me lembro bem foi uma trilha que tinha cerca de 600, 700 metros só de descidas. Foi extremamente prazeroso, descendo direto. Incrível! Nos momentos difíceis, a gente não tem o que fazer... Tem que superar. Não posso simplesmente largar a bike no meio do mato, sair andando e dizer: “desisto”! A cada etapa você torce para conseguir terminar. E assim, uma de cada vez, você espera terminar todo o Brasil Ride.


- Como é a preparação para o Brasil Ride? Tem alguma coisa especial?

Acredito que tudo depende dos seus objetivos na prova. Você precisa medir suas capacidades e trabalhar dentro de suas habilidades no Brasil Ride. Feito isso, é só se posicionar diante da situação e fazer o seu melhor na prova. Acredito que um ciclista de base, que pedala sério e já tem o hábito de pedalar leva cerca de 2 a 3 meses. Isso pensando que seu objetivo é terminar a prova. Agora quem entra pra vencer precisa de um pouco mais de tempo.


- Fale um pouco mais sobre a parceria com o Odair. O relacionamento da dupla é importante na disputa?

Disputei por dois anos o Brasil Ride. O segundo ano foi melhor que o primeiro, pois eu tinha mais experiência. A única questão no segundo ano que disputei (2013) foi que não consegui terminar a prova. Quando foi no segundo dia eu quebrei a costela. Fui pedalando até o quinto dia, mas não aguentei mais. Queria muito ter terminado.

A minha relação com o Odair é ótima. Até porque a gente quase não briga. A única vez que discuti com ele foi durante um treino, nem era realmente o Brasil Ride, mas foi algo normal. Isso é muito importante durante a prova. Existem duplas que brigam durante a prova, mas isso é de cada um. Tem dias que cada um se sente de um jeito e é preciso respeitar isso.


- Como era o convívio de vocês com os outros ciclistas durante o Brasil Ride?

A gente quase não tem convívio. Lógico que quando a gente chega tem aquela festa, está todo mundo zerado, cheio de disposição. Mas na medida em que os dias vão passando, a nossa rotina é basicamente pedalar, comer, tomar banho e dormir. Fazemos a etapa, voltamos para o hotel e dormimos.


- E para 2014? Você tem planos de competir o Brasil Ride nessa temporada?

Planos eu tenho sim, mas ainda não tem nada fechado. Devo ter a resposta final nas próximas semanas. Quero deixar claro que se eu não disputar esse ano, não será por falta de vontade. Será por um problema de datas mesmo. E se não rolar esse ano, ano que vem estarei lá. Quero muito voltar, até porque eu não terminei o desafio a última vez que disputei e isso me motiva bastante a retornar ao Brasil Ride.


- Como é morar nos Estados Unidos? Você participa de competições lá fora?

Moro numa cidade pequena, praticamente uma comunidade, que se chama Key Descayne. Lá todo mundo pedala. É muito comum você ver grupos de ciclistas rodando pela cidade e eu costumo pedalar com eles. Outro fator que facilita é que moro do lado de bike park. Então, sempre estou em cima de uma speed ou MTB. Sempre estou pedalando até pela facilidade de você abrir a porta de casa e ter tantas possibilidades.

 A Scott é considerada uma das principais marcas do ciclismo mundial. Com grande foco em engenharia, tecnologia e inovação, seus produtos são referência quando o assunto é bicicleta. No Brasil, a marca suíça é distribuída há mais de 20 anos pela IGP Sports, sempre trabalhando com marcas premium de prestígio mundial.

Seppia Geração de Conteúdo
Assessoria de Imprensa
Contato: (11) 3729-0969
Carlos Ghiraldelli | carlos@seppia.com.br
Murilo Rezende | murilo@seppia.com.br
seppia.com.br

Comentários

  1. Hey! I know this is somewhat off-topic but I had to
    ask. Does building a well-established blog like yours require a massive amount work?
    I am completely new to writing a blog however I do write in my journal every day.
    I'd like to start a blog so I can easily share my own experience and
    thoughts online. Please let me know if you have any kind of suggestions or tips for new
    aspiring blog owners. Thankyou!

    Here is my web site; excess eyebrow hair

    ResponderExcluir

Postar um comentário