Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Final bombástica do Make it Count Brasil



As chuvas que cairam por São Paulo no último sábado, dia 26, atrapalharam a realização da final do Make it Count Brasil na pista pública de Mauá. Mesmo com tudo pronto para acontecer a chuva não deu trégua e obrigou a organização transferir a competição para o domingo (27) e realizar a disputa na Skate City, pista particular coberta localizada na capital paulista.

Mesmo depois de todo o transtorno com a mudança de data e local a competição foi realizada, e o nível de skate não decepcionou. Alguns dos melhores skatistas amadores do país estiveram na disputa que valia uma viagem para a Califa com todas as despesas pagas, além de garantir a vaga para disputar a final global que acontecerá no The Berrics e terá a chance de competir por um patrocínio da Element Skateboards.

Após a realização da seletiva paulista, começou a grande final nacional do Element Make it Count, e no decorrer da competição dois skatistas paulistas foram se destacando e disputaram manobra a manobra o título da competição sob o olhar atento dos juízes Lucas Xaparral, Glauber Marques, Murilo Romão e Rene Shigueto.

Ivan Monteiro, 2º colocado na final. 360 flip nose© Marcos Hiroshi

O jovem de 16 anos, Ivan Monteiro, foi a grande revelação da competição. Desde de que entrou na área mostrou manobras seguras e de altíssimo nível, como seu 360 flip noseslide escorregando toda extensão do funbox saindo de nollie heelflip, completada diversas vezes. Destaque para seu ollie passando a savana e encaixando no corrimão de backside nosebluntslide. Ivan mostrou um verdadeiro arsenal de manobras que rendeu o segundo lugar na grande final, além de comprovar seu talento com um das novas revelações do skate brasileiro.

Apesar de ter apenas 20 anos de idade, Vinicius Santos é um skatista bastante experiente. Vencedor de importantes disputas pelo Brasil, também tem no curriculo algumas proveitosas viagens para o Velho Continente e vídeo partes impactantes. Na competição mostrou manobras únicas e um estilo maduro, mostrando porque é um dos maiores nomes do cenário amador brasileiro. Um extenso fakie backside tailslide shovit out no caixote despencando, crooked nollie flip out na trave e sobrevoou a savana com belas manobras como um backside bigspin e o nollie backside 360 que lhe renderam o título de campeão da final Overall Brasil do Make it Count.

Vinicius Santos, campeão da final. Nollie fs blunt© Marcos Hiroshi
Apesar da importante conquista Vinicius acabou perdendo a passagem por não estar com a documentação para os Estados Unidos em dia. Desde o início da divulgação desta competição a organização já havia informado que todos os competidores dispostos a participar deveriam estar com seu passaporte e visto americano em dia, pois a final global acontecerá na Califórnia na primeira semana de Agosto, e o embarque será no dia 02/08, portanto a Element Brasil emitirá a passagem já no dia 28/07. E caso o campeão não estivesse com os documentos em dia, a passagem vai para o segundo colocado, e assim sucessivamente.

“Estou feliz por tudo, mas triste por outro lado, pois perdi a oportunidade de ir conhecer os Estados Unidos, que é o sonho de vários skatistas que estavam correndo o campeonato. Eu acho que a Element Brasil teve um pequeno erro de realizar o evento perto da data próxima a final global, mesmo tendo avisado uns dois meses atrás. Me esforcei muito. O prêmio é meu, mas mesmo assim acabou ficando para outro atleta de colocação abaixo…” – desabafa Vinicius Santos, o campeão overall do Make it Count Brasil, que perdeu a passagem e a viagem para a Califórnia para participar da final global da competição.

O grande sortudo, que acabou ficando com a passagem foi o segundo colocado na final, Ivan Monteiro, que havia se precavido e feito toda a documentação necessária para embarcar em uma possível viagem para os Estados Unidos.

“Estou muito feliz em realizar esse sonho de poder mostrar o meu 'trabalho' e representar o Brasil nos EUA. Só tenho a agradecer a todos que me apoiaram desde o começo. Sem palavras, o evento foi de alto nível e gostaria de parabenizar todos os finalistas que deram um show de skate esse final de semana!” – comemorou Ivan Monteiro, segundo colocado na grande final.

Ivan Monteiro fica com a passagem para a Califa© Marcos Hiroshi

Veja no topo o vídeo com algumas das melhores manobras da final do Make it Count Brasil, e o resultado abaixo:

1º Vinicius Santos
2º Ivan Monteiro
3º John Anderson
4º Felipe Nery
5º Evandro Martins
6º Brandon Martins

Fonte: Marcos Hiroshi - redbull.com


Comentários