TIPO DE TRUCKS PARA LONGBOARD



O truck é uma das principais peças de um longboard e responsável pelo desempenho em cavadas, curvas e estabilidade em altas velocidades.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRUCK INVERTIDO E O TRADICIONAL E QUAIS AS UTILIDADES?
As principais e mais importantes diferenças entre o truck tradicional e o invertido são a performance em curvas e a estabilidade. A forma como a trave do truck invertido (ou reverse) é encaixada na base faz com que ele tenha melhor desempenho em curvas e proporcione maior estabilidade. Os trucks tradicionais não são bons em curvas, mas funcionam melhor em manobras de impacto, como ollie e outras manobras de street que causam impacto no truck.

A escolha entre um truck tradicional e o invertido é bastante simples: se você quer um longboard para passear, qualquer um serve. Se você quer um longboard para slides e curvas, o invertido é o mais indicado. Se você quer mandar ollies, grinds e outras manobras de street, o tradicional é o ideal. Para speed, o invertido é melhor e a opção mais segura.

ANGULAÇÃO DA BASE
A angulação da base do truck é um fator explorado recentemente pelos fabricantes de trucks gringos. Antigamente todos os trucks tinham uma angulação “padrão”. Hoje praticamente todas as marcas (gringas) produzem trucks com diversos tipos de angulação de base. O angulo influencia na estabilidade e manobrabilidade do longboard. Dizem as boas línguas que o ângulo de 50 graus é o ideal, mas eu não tenho uma preferência.



TAMANHO DA TRAVE
A trave do truck é medida em milímetros, por isso a nomenclatura “160mm”, “180mm”, etc. As medidas de trucks para longboard (40 polegadas) geralmente começam em 160mm. Hoje em dia os de 180mm são bastante utilizados. O tamanho ideal do truck vai depender basicamente do tamanho do shape e da modalidade que você irá praticar. Para speed, por exemplo, os trucks mais largos são ideais.
Truck para skate street têm tamanhos entre 125, 129 e 133mm. Para skate vertical, geralmente os trucks são de 146, 148mm. Para MegaRampa os truck são acima de 200mm, podendo chegar a 215mm.
Vale ressaltar que quanto maior o tamanho da trave, mais difícil é conseguir slides. Por um motivo bastante óbvio chamado lei da física. É muito mais fácil conseguir slides e manobras de giro com um truck de 160mm se comparado com um de 180mm ou 195mm, por exemplo. Porém, os mais largos proporcionam maior estabilidade em altas velocidades.

AMORTECEDORES (BUSHINGS)
Os amortecedores para trucks também têm unidade de dureza, assim como rodas. Se seu truck for gringo, dificilmente você precisará se preocupar com isso pois a qualidade dos amortecedores importados geralmente é boa. Para os trucks nacionais é comum precisar trocar os amortecedores logo após a compra. Existem muitas marcas no mercado e particularmente gosto dos amortecedores fabricados pela Independent Trucks.

TRUCK COM AMORTECEDOR DUPLO
Esse tipo de truck foi projetado para máximo desempenho em carving (cavadas) e não é recomendado para slides e altas velocidades (é suicídio, rs). O modelo mais popular é o Sidewinder da Gullwing Trucks que costuma vir de fábrica no modelo da Sector 9 que leva o mesmo nome. É um tipo de truck bem legal, mas muito específico.

Truck Gullwing Sidewinder

TRUCK COM MOLAS
Os trucks com sistema de molas da Original Skateboards são os mais populares. Trucks com molas são projetados para maior flexibilidade em cavadas e indicados para quem quer passear com o longboard. Se você pretende mandar slides e desenvolver um pouco mais de velocidade, trucks com molas não são recomendados. Use os tradicionais (invertidos)! Sem contar que a manutenção e regulagem desse tipo de truck é bastante chata.

Fonte: Longboard - ON

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