Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

A importancia do carboidrato no skate



O skate é uma atividade física diferenciada pois consegue ser aeróbia e anaeróbia ao mesmo tempo, fazendo com que o skatista se desgaste muito fisicamente para conseguir andar de skate por um longo período.

Apesar da pouca preocupação dos skatistas com a alimentação, o consumo correto de todos os nutrientes pode fazer uma grande diferença na hora de manobrar. Hoje falaremos sobre o grande vilão de todas as dietas (que não funcionam) e fundamental para qualquer skatista, o carboidrato.

Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. São também responsáveis por atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Seu consumo é vital para a nossa existência. Vários estudos na literatura sugerem que um adequado aporte de carboidrato na alimentação melhora o desempenho durante a atividade física como o skate, enquanto uma inadequada ingestão desse nutriente pode causar cansaço e fadiga. Isso porque os estoques desse nutriente no nosso organismo são bastante limitados, ao contrário dos estoques de gordura. Por isso, devemos ingerir o carboidrato em quantidades adequadas em nossa alimentação para repor e até maximizar seus estoques, não comprometendo dessa forma o desempenho.




A fadiga que ocorre em exercícios físicos prolongados e/ou de alta intensidade está associada com baixos estoques e depleção de glicogênio nos músculos, hipoglicemia e desidratação. Como os estoques de carboidratos são limitados no organismo e suficientes para poucas horas de exercício, a manipulação da dieta com alimentação rica em carboidratos e a oferta desses nutrientes, tem como objetivo aumentar os estoques corporais tanto nos músculos quanto no fígado, melhorar o processo de recuperação, a resposta imune e prover substrato energético prontamente disponível para a utilização durante as sessões de skate.

Os carboidratos são importantes substratos energéticos para a contração muscular durante o exercício, principalmente ao exercício prolongado realizado sob intensidade moderada e em exercícios de alta intensidade e curta duração(skate). São divididos em três categorias principais: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são representados pela glicose e frutose; os dissacarídeos pela sacarose, maltose e lactose; e, por fim os polissacarídeos, pelos carboidratos complexos, incluindo os polímeros de glicose (maltodextrina).

A ingestão de carboidratos durante o esforço ajuda a manutenção da glicemia e a oxidação destes substratos. Essa prática tem sido empregada ao longo das últimas décadas e está fundamentada em estudos que demonstraram uma correlação positiva entre as concentrações de glicogênio muscular pré-exercício e o tempo de manutenção do esforço.



Além disso, alimentar-se imediatamente após o exercício prolongado é de extrema importância, pois o consumo de carboidratos pode diminuir a degradação das miofibrilas proteicas e aumentar a síntese de proteína corporal. Além do carboidrato, ingerido principalmente na primeira meia hora, deve-se aumentar o consumo de água, pois dessa maneira eleva-se estímulo para maior produção de urina e aumenta-se a excreção de substâncias indesejáveis ao organismo.

A melhor forma de manter os níveis glicêmicos altos durante a sessão de skate é através das "bebidas esportivas". As bebidas contendo diferentes quantidades e tipos de eletrólitos e/ou nutrientes como carboidratos são utilizadas por atletas e praticantes de atividade física com a finalidade de melhorar o desempenho físico devida a sua rápida absorção pelo organismo.

O consumo de soluções contendo carboidratos após o exercício é recomendado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (22), para favorecer a ressíntese de glicogênio muscular e hepático. Assim, consumo de carboidratos melhora o rendimento dos skatistas, no entanto, devemos lembrar o tipo de carboidrato a ser ingerido não somente pela sua classificação (simples ou composto), sua velocidade de absorção, mas principalmente sobre o índice glicêmico (IG), sendo este desenvolvido para avaliar o efeito dos carboidratos sobre a glicose sanguínea.

O IG é um indicador da habilidade de um carboidrato elevar os níveis glicêmicos, sendo útil para a elaboração de um plano nutricional apropriado quanto à suplementação estratégica de carboidratos para o exercício. Isso sugere que, o IG pode ser usado como um guia de referências para a seleção do suporte nutricional ideal de carboidratos para os skatistas.

O consumo de carboidrato e/ou alimentos precedente ao treino deve respeitar a ingestão de alimentos de baixo IG (pão integral, laranja, maçã) a moderado IG (mistura de cereais tipo musli, sacarose, suco de laranja, manga, banana madura), prevenindo, assim, a hiperinsulinemia decorrente do súbito aumento da concentração de glicose na corrente sanguínea, podendo acarretar uma hipoglicemia de rebote.

Após o treino, deve-se dar preferência a alimentos com alto IG (glicose, bebidas esportivas, arroz branco, batata assada, cereais de milho).Assim, a utilização de estratégias nutricionais envolvendo a ingestão de uma alimentação rica em carboidratos antes da prática de exercícios físicos aumenta as reservas.

Procure sempre um nutricionista para elaborar um plano de alimentação adequado a sua rotina no skate, hoje falamos sobre a importância do carboidrato mas todos os outros nutrientes são importantes para melhorar seu desempenho na sessão.

Fonte: Skate Saúde

Comentários