Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Uma Temporada para Ficar na História



Terminou no último sábado (13) a primeira participação brasileira em uma Copa do Mundo de Bobsled, e o saldo foi positivo. Odirlei Pessoni e Edson Bindillati estrearam na sexta-feira (12) na categoria Two-Man e foram os primeiros atletas Brasileiros a competir. No sábado foi a vez de Fabiana dos Santos e Sally Mayara estrearem no Bobsled Two-Woman, e de Edson e Odirlei, juntos a Edson Martins e Davidson de Souza, estrearem no Four-Man.

No primeiro dia de competições das equipes brasileiras, Odirlei e Edson pelo Bobsled Two-Man, se tornaram os primeiros atletas brasileiros a competir em uma Copa do Mundo da modalidade. Com o tempo combinado de 1m54seg23, os brasileiros terminaram na 19ª posição, apenas três segundos atrás dos primeiros colocados, os alemães Francesco Friedrich e Thorsten Margis. No sábado foi a vez da estreia do Bobsled Two-Woman, e Fabiana dos Santos, que já havia se tornado a primeira piloto brasileira nos Jogos Olímpicos, também se tornou a primeira em Copas do Mundo.Fabiana e Sally Mayara ficaram com a 11º posição geral, com um tempo de 1m57seg23, quatro segundos atrás das primeiras colocadas.

As últimas provas ficaram por conta da categoria mais tradicional do esporte, o Bobsled Four-Man. A equipe brasileira fez uma boa primeira descida, ficando apenas há1m40seg dos primeiros colocados, no entanto, na segunda prova o trenó brasileiro virou, desclassificando os atletas da competição. Apesar da fatalidade, que também ocorreu com outras equipes,a participação da delegação brasileira teve saldo positivo, sendo que na primeira aparição do país em uma Copa do Mundo, três categorias foram disputadas.

Os Blue Birds retornaram ao Brasil no último domingo (14), e em Janeiro devem retornar aos treinos nos Estados Unidos.“2014 acaba com um grande saldo e perspectivas ótimas para o futuro no Bobsled. Só neste ano conseguimos participar de uma olimpíada depois de 8 anos, participação olímpica feminina pela primeira vez em nossa história, uma medalha em uma das etapas da Copa América de Bobsled, além da participação inédita na Copa do Mundo com três categorias representando o Brasil.

Nossa ideia, daqui para frente, é não competir nas próximas etapas da Copa do Mundo, pois preferimos investir em treinamento, aprendizado e metodologia do que, efetivamente, em resultado em competições. Acreditamos que esse é o caminho do crescimento que tanto trabalhamos”, finalizou o Superintendente Técnico da CBDG, Matheus Figueiredo.

Confira as participações brasileiras pelo canal oficial da Federação Internacional de Bobsled e Skeleton:
https://www.youtube.com/channel/UCkr7c8lwpup_LfDV7hOQWsg

Fonte: CBDG - Confederação Brasileira de Desportos no Gelo

Comentários