Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

CAMPEONATO BRASILEIRO DE STREET SKATE AMADOR 2015



ATENÇÃO ATLETAS CLASSIFICADOS PARA O BRASILEIRO
Em 28 de Fevereiro de 2015, este sábado, acontecerá na Skate Plaza do Tatu Skate Park o CAMPEONATO BRASILEIRO DE STREET SKATE AMADOR 2015 realizado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) junto com a Adding Sports & Entertainment com apresentação da Casa & Vídeo e Prefeitura do Rio de Janeiro através da Administração do Parque de Madureira.
O Tatu Skate Park está localizado dentro do Parque de Madureira, situado na Rua Soares Caldeira, 115, Madureira, Rio de Janeiro (RJ), ao lado do Madureira Shopping e próximo à Estação de Trem de Madureira.
O Campeonato Brasileiro de Street Skate Amador 2015 é a mais democrática competição das categorias de base do Street Skate do Brasil porque é um das raras oportunidades de alguns dos melhores skatistas de Estados longe dos grandes centros do Mercado do Skate ter chance de tornarem campeões brasileiros e conseguirem visibilidade em sua própria região.
Por causa disto é a única forma das prefeituras municipais ou governos estaduais financiarem a ida de skatistas para competir num campeonato fora de sua região e assim estabelecer um saudável intercâmbio com praticantes de outros Estados.
Com uma boa colocação no Bras. Street Skate Amador um skatista amazonense, baiano, capixaba, cearense, paraibano ou potiguar, por exemplos, consegue destaque na imprensa não especializada no seu Estado, Bolsa Atleta municipal ou estadual além de novos patrocinadores, torna-se ídolo e incentiva toda uma geração de skatistas locais, ajudando no desenvolvimento do Skate em todo território nacional.
Talvez para skatistas cariocas, catarinenses, gaúchos, mineiros, paranaenses e paulistas possuidores de patrocínios da Indústria do Skate nacional isto não tenha tanto peso, entretanto para a maioria dos praticantes pelo país onde acontece apenas apoio de pequenas skates shops pode ser a diferença de ter um futuro como skatista profissional ou simplesmente continuar podendo praticar o que tanto gosta, Skate, não precisando deixar este estilo de vida/esporte para trabalhar em outra atividade consumidora de todo seu tempo.
REGULAMENTO
Equipamento de Proteção
Será obrigatória a utilização de capacete seja durante o Bras. Street Amador 2015 ou em quaisquer sessões na Skate Plaza antes do torneio, já que é exigência diária da administração do local.
Os demais equipamentos de proteção são recomendados, porém não exigidos.
Treinos livres
Haverá 90 minutos de treinos livres, isto é, todos os inscritos ao mesmo tempo sem divisão por baterias ou categorias.
O acesso à Skate Plaza do Tatu Skate Park para treinamentos será permitido apenas após o credenciamento do participante que será identificado por pulseiras da CBSk.
Aquecimentos e Competições
Em cada bateria os inscritos aquecerão 10 minutos e terão direito a 10 minutos de sessão na área toda.
Especialmente para os finalistas amadores 1 haverá 15 minutos de sessão na área toda.
Eliminatórias
Nas Eliminatórias das categorias Iniciante e Amador 1 existirão baterias formadas por 07 a 09 skatistas em cada.
Finais
Para as categorias Feminino 1 e Feminino 2 não haverá Eliminatórias, sendo Final direta independente da quantidade de inscritas.
Caso a Iniciante e Amador 1 tiverem menos de 14 inscritos não terão Final também.
Na Iniciante classificarão para a Final os 06 melhores das Eliminatórias.
Para a categoria Amador 1 participarão os 08 primeiros colocados das Eliminatórias.
Formato de Disputa
Em todas as baterias, de todas as fases e em todas as categorias será utilizado o formato de Linha.
Neste formato os participantes de uma bateria executam uma manobra e caso acerte poderá tentar mais uma na sequencia, passando a vez para o próximo competidor conforme a ordem da bateria, independente de acertar ou errar sua segunda manobra.
Caso erre na primeira tentativa, será a vez do próximo competidor conforme a ordem da bateria.
Chegando ao último skatista da bateria, volta-se para o primeiro da lista e seguindo desta forma até acabar o tempo da bateria.
Caso o tempo acabe e algum participante ainda não executou sua última tentativa, terá direito a fazê-la afim que todos tenham o mesmo número de tentativas.
Julgamento
Serão 03 juízes do Quadro de Árbitros da CBSk dando notas de 0 a 100 para cada participante de acordo com o grau de dificuldade das manobras, variedade das manobras, extensão das manobras, estilo, seqüência, utilização da área de competição e velocidade.
Serão somadas as notas de todos os juízes para aquele skatista a fim de serem comparadas com os demais competidores da categoria numa determinada fase.
Best Trick Qix
A Qix convidará somente os 10 primeiros colocados das Eliminatórias da Amador 1 para um Best Trick a ser realizado imediatamente após o encerramento da Final da Amador 1 com vinte minutos de duração, sendo os juízes desta prova especial os skatistas profissionais da Qix Maurício Nava e Willian Damascena.
Cronograma
Para se prevenir da possibilidade de chuvas, o evento terá todas as fases de competição no sábado, 28 de Fevereiro, a fim de garantir os resultados de todas categorias:
10:00 hs – Treinos livres
11:30 hs – 1ª Bateria Elim. Iniciante
11:55 hs – 2ª Bateria Elim. Iniciante
12:20 hs – 3ª Bateria Elim. Iniciante
12:45 hs – 4ª Bateria Elim. Iniciante
13:10 hs – 1ª Bateria Elim. Amador 1
13:35 hs – 2ª Bateria Elim. Amador 1
14:00 hs – 3ª Bateria Elim. Amador 1
14:25 hs – 4ª Bateria Elim. Amador 1
14:50 hs – Final Feminino 2
15:25 hs – Final Feminino 1
16:00 hs – Final Iniciantes
16:30 hs – Final Amador 1
17:15 hs – Best Trick Qix
17:40 hs – Premiação
ATENÇÃO: Caso não seja possível cumprir pelo menos todas Eliminatórias mais as Finais da Feminino 1 e Feminino 2 no Sábado, as faltantes serão realizadas no Domingo. Com previsões de condições meteorológicas desfavoráveis a CBSk reserva ao direito de alterar o cronograma para garantir a realização do máximo de fases, inclusive adiantando os horários o que será comunicado aos chefes de cada delegação participante o mais rápido possível.
Participantes
Somente poderão participar em todas categorias do Campeonato Brasileiro de Street Skate Amador 2015 os 03 primeiros lugares dos rankings 2014 do Amador 1, Iniciante, Feminino 1 e Feminino 2 do Circ. Gaúcho (RS), Circ. Magdalena Arce Daou (AM), Circ. Mineiro (MG), Circ. Paraibano (PB), Circ. Paranaense (PR), Circ. Paulista (SP), Copa Bahia (BA), Ranking FASERJ (RJ), Reis do Palco (ES) e Taça Santa Catarina (SC).
Em caso de impossibilidade de algum dos 03 primeiros destes circuitos não poderem participar ou mesmo estarem classificados por mais de um circuito, sua vaga não será repassada ao 4° colocado ou demais competidores de determinado circuito.
Somente devido às profissionalizações de Bruno Kabelo (PR), Igor Smith (SP) e Rogério Chipanzinho (MG), todos entre os 03 primeiros lugares dos circuitos do seu Estado, excepcionalmente serão convocados os quartos classificados do Circ. Paranaense 2014, Circ. Paulista 2014 e Circ. Mineiro 2014 conforme Rankings fornecidos pela Fed. do Paraná de Skate, Fed. Paulista de Skate e Fed. Mineira de Esportes Radicais, respectivamente.



CAMPEONATO BRASILEIRO DE STREET SKATE AMADOR 2015
Realização: Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e Adding Sports & Entertainment
Apresentação: Casa & Vídeo e Prefeitura do Rio de Janeiro através do Parque de Madureira.
Parceria: Associação Capixaba de Skate (ACSK), Associação de Skate da Paraíba (ASKTPB), Federação Amazonense de Skate Street e Vertical (FASV), Federação Catarinense de Skate (FCSKT), Federação Mineira de Esportes Radicais (FMER), Federação de Skate do Paraná (FSP), Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB), Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (FASERJ), Federação Gaúcha de Skate (FGSKT) e Federação Paulista de Skate (FPS).
Apoio: Qix e Red Bull
Mídia: Campeonatosdeskate, CemporcentoSkate, Pense Skate, Skate na Web e Tribo Skate
Colaboração: Arnette, Fat's Wood, Gold Rail, Hagil, Liga Trucks, New Era, New Skate, Urgh e Vertical

Fonte: Federação Catarinense de Skate 

Comentários