Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

AOS 15 ANOS, SKATISTA DO ABCD ESTÁ A UM PASSO DE SE TORNAR PROFISSIONAL

Foto: Skate Vert Brasa


Cria da pista de skate do Parque da Juventude de São Bernardo, o garoto Gabriel Machado Silva é um dos principais nomes da modalidade na categoria amador com apenas 15 anos. Especialista no vertical, Biel é o atual campeão brasileiro e já iniciou a temporada de 2015 vencendo a primeira etapa, em Belo Horizonte. Em ótima fase, o garoto prepara um novo salto na carreira.

O bernardense espera se profissionalizar rapidamente, o que significa receber salário, treinar com uma estrutura melhor e aumentar a gama de patrocinadores.

“Acredito que este momento está chegando, embora ainda seja novo de idade e na modalidade. No ano passado já tive cobrança, expectativa por resultados, mas preciso amadurecer mais, evoluir e ter pelo menos uma marca que pague um bom salário, para que eu possa viajar para competir”, explicou o garoto, que teve experiência valiosa nos Estados Unidos em 2014.

Carlos Pretto, que trouxe o programa de escola de skate para São Bernardo, de onde “nasceu” Biel, crê que a hora do talento precoce está próxima. “Ele está evoluindo e andando muito. Já tem uma boa cabeça e aos poucos ganha experiência, tanto que é o atual campeão brasileiro”.

O secretário de Esportes de São Bernardo, José Alexandre Devesa, vê o bom momento de Biel como um ótimo fruto do trabalho da cidade e já pensa no surgimento de outros talentos. “Esta ideia da escola está dando certo e sempre novos skatistas ganharão destaque. Esperamos poder investir sempre mais e dar mais estrutura aos garotos e garotas”, planeja.

Além de mirar o crescimento em âmbito nacional, Biel já prevê uma viagem à Europa para também adquirir um conhecimento maior. “Espero voltar para os Estados Unidos, mas além disso pretendo ir à Europa para conhecer novas culturas e evoluir nos bowls (um dos obstáculos do skate) de lá”, disse Biel.

Se alguém pensa que o skate hoje em dia é apenas subir na prancha sobre rodas e sair andando para executar manobras, se engana. Cada vez mais o skatista ganha status de atleta e precisa de cuidados especiais. “Estou me preparando fisicamente este ano com acompanhamento nutricional, pilates e treino funcional na Crossfit de São Bernardo. Isso reduz a chance de lesão e ajuda poder se arriscar mais com o corpo. Esse ano pretendo aprender algumas manobras de alto nível técnico. Estar em boa fase aumenta minha vontade de evoluir”, finalizou Biel.

Fonte: Guilherme Menezes - Jornal ABCD Maior

Comentários