Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Red Bull Paper Wings



Pode parecer uma brincadeira de criança, os aviões de papel são coisa séria para muita gente. Ainda mais por aqui, já que o Brasil é bicampeão mundial da categoria. Esta é a quarta vez que o país hospeda o evento com diversas seletivas espalhadas em universidades brasileiras até a final, dia 8 de abril, em Brasília.

Em São Paulo, a competição acontece hoje, 26 de março às 18h30, no ginásio poliesportivo da Universidade Mackenzie. Os estudantes interessados em participar podem se inscrever pelo site redbullpaperwings.com ou no local do evento até 30 minutos antes do início da competição.

O objetivo da competição é voar, não aterrissar. Para vencer o Red Bull Paper Wings é necessário apenas uma folha sulfite e muita criatividade para definir o formato do avião. Os estudantes poderão se inscrever para duas categorias: tempo de voo e distância. Na primeira categoria, ganha o avião que permanecer no ar por mais tempo. Já na distância, vence quem voar mais longe. Os cinco melhores participantes de cada categoria (tempo e distância) garantem sua vaga na final nacional, que irá eleger o melhor em cada uma delas para a final mundial da competição, que acontece em 8 e 9 de maio no famoso hangar 7, na cidade de Salzburg, na Áustria. Este ano são 67 países participantes e mais de 300 seletivas em todo o mundo.

"Parece uma brincadeira, mas o avião de papel é uma replica em miniatura de uma avião mesmo, com as mesmas características de uma aeronave de verdade. Acho que o que me fez vencer foi primeiro ter testado diversas vezes a dobradura do modelo do meu avião e também a minha performance, eu realmente me dediquei a competição e treinei para ela”, conta Leonardo Ang, vencedor da final mundial do Red Bull Paper Wings 2009 na categoria tempo de voo.

“Devemos sempre acreditar que uma brincadeira pode virar verdade. Eu nunca achei que um simples avião de papel poderia me levar para uma mega competição na Áustria”, diz Luan Goes, vencedor nacional da competição em 2012 em tempo de voo.

Serviço
Ginásio poliesportivo da Universidade Mackenzie
Endereço Rua Piauí, 143
Consolação, São Paulo 2114-8000
Estações próximas Santa Cecília

Fonte: Time Out Group Ltd

Comentários