Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Projeto viabiliza o lançamento oficial da nova área de skate do Clube Escola Vl. Guarani, em Sampa



Uma das maiores reinvindicações dos skatistas é ter um espaço para andar de skate, e se for perto de casa é um sonho realizado. Muitos skatistas da zona sul paulistana estão se sentindo assim após o lançamento oficial da nova pista de skate do Clube Escola Vila Guarani, no Jabaquara.

Com o fim a famosa Pista do Imigrantes, demolida para a criação de um Centro Paraolímpico de Esportes, os skatistas da região ficaram carentes de um espaço para à prática do skate se tornando a região perfeita para a realização do primeiro Red Bull DIY no Brasil.

Klaus Bohms - Backside Smith © Marcos Hiroshi


Na procura de um local para o lançamento do projeto o Clube Escola Vila Guarani na região do Jabaquara caiu como uma luva. Procurados pelos organizadores do projeto o Clube abriu as portas e sedeu o espaço para a construção dos obstáculos do Red Bull DIY, pois o local já recebia skatistas que colocavam obstáculos móveis e já utilizavam o espaço.

Felipe Nery - Frontside Flip © Marcos Hiroshi


Levando ao pé da letra o lema “Do It Yourself” (Faça você mesmo), para a construção dos obstáculos do projeto a organização procurou empresas da região, batendo de porta em porta para ajudar com o que podiam, e desta forma conseguiram arrecadar materiais como sacos de cimento, areia, pregos, madeira, etc. Cada um ajudava com o que podia para que o projeto fosse viabilizado.

Além disso, diversos skatistas colocaram a mão na massa, como a equipe profissional da Element, como Klaus Bohms, Rene Shigueto e Murilo Romão. Outro que colocou a mão na massa foi Sandro Dias, que levou o filho Gabriel para participar do multirão para a construção dos obstáculos no Clube Escola Vila Guarani, e disse:

Foi um prazer imenso participar de um projeto tão bacana e que tem espaço para todos, inclusive para meu filho!
Sandro Dias

Um dos principais representates do skate local, Yuri Zambrana, foi o responsável por grande parte da captação de materiais com empresas do entorno do Clube Escola para a construção dos obstáculos, além de se envolver em todo o projeto, inclusive na construção.E sobre o projeto ele comenta: “O dia de colocar a mão na massa foi a parte mais divertida de todas. Como skatista foi uma realização, foi um aprendizado…estar ali junto do Rotatori e do Daniel e tantos outros monstros na construção de pistas, e para mim foi uma baita escola." E finaliza:

Foi o projeto do ano! Foi muito style! Adorei o resultado. Achei que os obstáculos ficaram de qualidade. E os skatistas que estavam meio ressabiados com o projeto no final ficaram super amarrados e entenderam que aquilo é um legado, e é deles agora. E são eles que cuidam… então foi especial. Espero que venham outros no ano que vem!
Yuri Zambrana


Klaus Bohms estreia o novo obstáculo © Marcos Hiroshi


O Red Bull DIY foi dividido em três fases:

03 de Novembro: Co-Criação
Encontro entre skatistas profissionais, praticantes locais e arquitetos especialistas, para o desenvolvimento do projeto da pista

12 e 13 de Dezembro: Mão na massa
Evento aberto ao público, onde a comunidade e atletas se reuniram para colocar a mão na massa e concretizar o projeto. E teve a participação

20 de dezembro: Inauguração
Lançamento oficial da nova pista de skate do Clube Escola - Vila Guarani (Rua Lussanvira, 178 - Vila Guarani)

O Red Bull Do It Yourself é um projeto realizado em parceria com a Acupuntura Urbana, que desde de 2012 tem como missão transformar espaços públicos de forma ativa e participativa, fortalecendo relações que estimulem o protagonismo da sociedade civil na construção de uma cidade mais humana. E no Red Bull DIY ajudaram a construir, em um espaço público carente de infraestrutura de skate, um local apropriado para a prática do esporte através de know-how profissional e mão de obra dos skatistas locais e da própria comunidade.

O projeto foi realizado graças a ação conjunta da Insane Ramps, Red Bull Amaphiko, Acupuntura Urbana, Cleoza Fernandes, Element, Governo do Estado de São Paulo, Torralta, Eletro Guarani e Vargas.

A cobertura fotográfica desta fase ficou por conta de Anthony Kunze (Flink Ark), que tem mais fotos em sua página do Facebook.

Fonte: Marcos Hiroshi

Comentários