As 10 melhores pistas de skate para manobrar pelo Brasil

Pista do Parque Madureira é a número 1 do ranking

Não é todo dia que podemos ver os maiores skatistas do planeta desfilando suas manobras pra lá de radicais na que é considerada a melhor pista pública do Brasil. Esse é um dois atrativos do Oi Bowl Jam: mundial de skate bowl. O campeonato vai reunir 27 feras do esporte no Parque Madureira, Rio de Janeiro, local que abriga o Tatu Skate Park, eleito um dos melhores lugares da América Latina para se andar de skate. O evento acontece de 29 a 31 de janeiro e é gratuito.

Embalados pelo campeonato, preparamos um ranking com os dez melhores skate parks públicos do Brasil, de acordo com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Os amantes da prancha de quatro rodinhas poderão viajar Brasil afora em busca das melhores pistas entre as centenas espalhadas pelo país.

Com mais de oito milhões de praticantes de todas as idades, campeonatos de diversas modalidades e alguns dos melhores skatistas do mundo, incluindo o pentacampeão mundial de bowl, Pedro Barros, o Brasil convida a todos para arriscar algumas manobras, de Porto Alegre a Manaus. Veja só:

1) Tatu Skate Park - Parque Madureira (Rio de Janeiro/RJ)
O nome do skate park é uma homenagem a um dos principais nomes do skate carioca, Jorge Luiz de Souza, o "Tatu". Inaugurado em junho de 2012, possui 3.850 m2 e é considerado um dos melhores da América Latina. É a mais moderna e funcional do Brasil, com banks, bowl, ladeira para downhill e ampla área para street.



2) Pista Municipal de São Bernardo do Campo/SP
Carinhosamente conhecida como Berno, fica dentro do Parque Cidade-Escola da Juventude Città Di Marostica. Está dividida em três categorias de esportes radicais: skate, bike e patins in-line. Construída em 1982, foi responsável por revelar grandes talentos, como Sandro Dias, o Mineirinho.



3) Mogi Skate Park (Mogi das Cruzes/SP)
Localizado no Complexo Esportivo "Prof. Hugo Ramos", tem espaço para praticantes de skate e patins. Foi inaugurado em novembro de 2012 e tem um horário específico para praticantes old school acima de 35 anos.



4) Skate Park de Cabo Frio/RJ
Inaugurada em maio de 2014 na orla da Praia do Forte, a pista foi projetada por arquitetos e engenheiros skatistas e ganhou o nome do skatista fluminense Allan Mesquita.



5) Pista de Skate do Parque de Mangabeiras (Belo Horizonte/MG)
Dentro da maior área verde de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras, foi inaugurado no fim de 2014 o "Half Pipe", pista em forma de "U", que veio complementar uma área maior, com Banks e Street, construída em 2009. A nova pista tem 4 metros de altura e possui cinco níveis diferentes para descida.



6) Skate Park Ponta Negra (Manaus/AM)
Com 1200 m2, a pista fica às margens do Rio Negro, área nobre de Manaus. Possui obstáculos como mini ramp, pirâmide, quarters, funboxs, caixotes, traves, corrimãos, bancos, escadas e rampas retas.



7) Skate Park do Centro de Formação Olímpica do Nordeste - CFONE (Fortaleza/CE)
Inaugurado em setembro de 2014, tem 5.000 m2 e estrutura para street e bowl. Integra o Centro de Formação Olímpica do Nordeste e é uma das mais jovens pistas do país.



8) Pavilhão Skate Park (S. José dos Campos/SP)
Mais conhecido como Bob Skate Park, tem área para street e bowl. Foi recentemente reformado e está em ótimas condições.



9) Skate Plaza de São João da Boa Vista/SP
Inaugurada em 2012, fica próxima a Mogi Mirim e é considerada uma das melhores do estado de São Paulo.



10) Pista de Skate de Nova Lima/MG
Com 1.100 m2 é a maior pista de Minas Gerais e possui diversos obstáculos. Foi inaugurada em 2012 com investimentos de R$ 700 mil. Está dentro de um clube campestre, às margens do Rio das Velhas, em uma agradável paisagem verde.

O Oi Bowl Jam: mundial de skate bowl 2016 tem o patrocínio master da Oi e também de TNT, Caixa, Rexona, Coppertone, Ricardo Eletro, Oakley, Casio e apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro. O evento é chancelado pela World Cup Skateboard (WCS) e pela Association of International Skateboarders (AIS), com coordenação técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e realização da IMM.

OI BOWL JAM 2016
Data: 29 a 31 de janeiro de 2016
Local: Parque Madureira - Rua Soares Caldeira, 115, Madureira - Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
RPM Comunicação
www.rpmcom.com.br
Flavia Flores - flavia@rpmcom.com.br
(21) 3478-7404/ 98272-2320
Raphaela Curty - raphaelacurty@rpmcom.com.br
(21) 3478-7415/ 9872-2318

Comentários