Pentacampeão Pedro Barros dá dicas de como aprender a andar de skate




O pentacampeão mundial de skate, na modalidade Bowl, Pedro Barros, de 20 anos, deu uma pausa nos treinos para o Oi Bowl Jam: mundial de skate bowl, que acontece no Rio de Janeiro, para dar sete dicas para a garotada que quer praticar o esporte, mas não sabe por onde começar. A competição que Pedrinho vai participar acontece entre os dias 29 e 31 de janeiro e reúne outros 25 skatistas, que estão entre os melhores do mundo, no Parque Madureira.

Pedrinho, que ganhou seu primeiro título mundial aos 15 anos, adianta que não tem idade mínima para subir na prancha de quatro rodinhas. Ele mesmo teve seu primeiro contato com o skate aos dois anos de idade.

Um fenômeno! Veja como todos eles começaram:

1. O primeiro passo é escolher o shape (prancha de madeira que serve como base para as manobras) certo. Ele deve ser escolhido de acordo com a altura, o tamanho dos pés e a modalidade de skate que será praticada;

2. Para subir no skate, coloque o pé frontal nos dois parafusos do suporte da frente, com calcanhar e dedos para fora da prancha. Coloque seu outro pé logo, antes da prancha começar a se curvar, com o calcanhar para dentro da prancha. Se precisar, peça ajuda de um amigo no início, para subir no skate;

3. Em seguida, tente definir a posição mais confortável no skate. As opções são duas: com o pé esquerdo na frente e o corpo virado para a direita, a posição é chamada de "regular". Se o pé direito estiver na frente e o corpo virado para a esquerda, a postura é "goofy";

4. Para manter o equilíbrio, é importante lembrar de jogar o peso sempre nos pés, ficar ereto, abrir as pernas, dobrar os cotovelos, mantendo os braços perpendiculares ao chão e abaixar o centro de gravidade, flexionando as pernas;

5. Curva para a direita: as pessoas com postura "regular" devem virar e se inclinar colocando o peso na frente dos pés. Quem tem a postura "goofy", deve botar o peso nos calcanhares. Para virar para a esquerda, deve-se fazer o oposto;

6. Quando a pessoa já está preparada para aprender manobras, o ideal é que comece com o "ollie", manobra base do skate. Primeiro treine sentado e faça o movimento de levantar o skate pisando no trail (traseira do skate) repetidas vezes, até se sentir apto a fazer as tentativas em pé;

7. E para que a brincadeira seja sempre saudável, pratique com os devidos equipamentos de segurança.

O Oi Bowl Jam: 
Mundial de skate bowl 2016 tem o patrocínio master da Oi e também de TNT, Caixa, Rexona, Coppertone, Ricardo Eletro, Oakley, Casio e apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O evento é chancelado pela World Cup Skateboard (WCS) e pela Association of International Skateboarders (AIS), com coordenação técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e realização da IMM.

OI BOWL JAM 2016
Data: 29 a 31 de janeiro de 2016
Local: Parque Madureira - Rua Soares Caldeira, 115, Madureira - Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita

CRONOGRAMA DO EVENTO
QUINTA - 28 de janeiro
Treino Aberto para Imprensa - 14h
Credenciamento e Treinos Livres - 14h às 19h

SEXTA - 29 de janeiro
Treinos Livres - 14h às 14h30
Treino Bateria 01 - 14h30 às 15h05
Treino Bateria 02 - 15h05 às 15h40
Eliminatória Bateria 01 - 15h55 às 17h
Eliminatória Bateria 02 - 17h às 18h
Treinos Pré-classificados - 18h às 18h30

SÁBADO - 30 de janeiro
Treinos Livres - 13h às 13h30
Treino Bateria 01 - 13h30 às 14h05
Treino Bateria 02 - 14h05 às 14h40
Semifinal Bateria 01 - 14h55 às 15h50
Semifinal Bateria 02 - 15h50 às 16h45

DOMINGO - 31 de janeiro
Treinos Livres - 09h às 9h45
Treino Oficial - 9h45 às 10h
Final - 10h às 10h50 (Rede Globo ao vivo)
Premiação - 11h
Obs: Cronograma sujeito a alterações conforme as condições climáticas

O PARQUE DE MADUREIRA
No coração da Zona Norte do Rio, o Parque Madureira é o terceiro maior da cidade. Com mais de 90 mil metros quadrados e em fase de expansão, o complexo de lazer reúne música, lazer, diversão e entretenimento num mesmo espaço. Inaugurado em 2012, o parque rapidamente se transformou no principal point da região, atraindo diferentes turmas: do samba, do skate, do hip hop e do charme, além de famílias e jovens que utilizam o espaço para praticar atividades físicas, caminhar, confraternizar ou, simplesmente, contemplar o belo paisagismo, que inclui árvores e lagos. O Parque Madureira é equipado com quadras poliesportivas de futebol e tênis de mesa, ciclovia e a melhor pista de skate do país.

A OI E O ESPORTE
A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas de diferentes modalidades, como basquete, judô, futebol, surfe e skate. A companhia tem grande expertise no apoio ao esporte, seja com patrocínio ou com prestação de serviços de telecomunicações em grandes competições realizadas no país. Entre os exemplos recentes, a Oi foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014 e da Copa das Confederações em 2013.

A companhia também apostou no basquete e patrocinou o NBA Global Games Rio 2015 e o torneio NBA 3X, além de ter apoiado os Jogos Cariocas de Verão e o Oi Bowl Jam de skate em 2015.

A Oi também patrocinou o Oi Rio Pro, a etapa brasileira do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour (CT), o campeonato mundial de surfe. No último ano, a Oi fechou contrato de patrocínio com mais três surfistas brasileiros que são destaque na WSL, a liga mundial de surfe: Adriano de Souza, o Mineirinho, Filipe Toledo, o Filipinho, e Silvana Lima. Eles se juntam ao campeão mundial Gabriel Medina, no time de surfistas patrocinados pela Oi.

SOBRE A IMM
Criada no final de 2011, a IMM é uma joint venture formada pela empresa de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e a americana, WME que atua nas áreas de Esporte, Entretenimento, Consultoria, hospitalidade e Venda de Ingressos.

Em Esporte, a empresa conta com eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país, os destaques são: Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul); a Plataforma de Golfe (Brasil Champions, CBG Pro Tour e Aberto do Brasil); os jogos da NBA Global Games realizados no Brasil em 2013, 2014 e 2015; o Mundial de Skate Bowl.

Ainda em Esporte a IMM possui as áreas de consultoria e hospitalidade. Com a expertise de 50 anos da IMG Worldwide, o setor de consultoria tem objetivo de auxiliar empresas tanto na ativação de patrocínios, como na construção e gestão de imagem por meio de estratégias diferenciadas que maximizem o negócio.

Faz parte do portfólio, consultoria para Visa, General Eletric, Federação Internacional de Badminton, dentre outros com foco nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Já o setor de hospitalidade é responsável pela comercialização e gestão de programas de hospitalidade de camarotes e assentos premium de eventos e estádios, entre eles o Beira Rio, além de ser agente exclusivo de vendas de pacotes de hospitalidade para a Rio 2016, em parceria com a Tam Viagens.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

RPM Comunicação
www.rpmcom.com.br
Flavia Flores - flavia@rpmcom.com.br
(21) 3478-7404/ 98272-2320
Raphaela Curty - raphaelacurty@rpmcom.com.br
(21) 3478-7415/ 9872-2318

Comentários