Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Como conseguir uma Skate Plaza em sua cidade?

Geral da Itajaí Skate Plaza © Jean Duarte


O conceito de Skate Plaza vem se popularizando através de competições como Street League, Dew Tour e X Games, criando pistas de skate em forma de praças públicas, criando réplicas mais skatáveis de obstáculos que encontramos pelas ruas. Este tipo de espaço vem sendo criado e aplicado no Brasil em novas construções de pistas de skate.

Muitas vezes é difícil ter ao menos ter uma pista de skate decente na nossa cidade, o que dirá uma skate plaza. Mas este panorama está mudando, e muitos skatistas estão de olho nos órgãos públicos e atentos para que novas construções de pistas de skate sejam feitas de forma eficiente, e principalmente, que atendam os anseios de quem realmente vai utilizar o novo espaço.

É o caso da recém construída Itajaí Skate Plaza, inaugurada no final de 2015, fica localizada no litoral norte catarinense. A construção deste novo espaço do skate contou com a participação de experientes skatistas locais na finalização do projeto, conseguindo assim um ótimo resultado para os skatistas.

O local já é um dos grandes pontos de encontro do skate na região do Vale do Itajaí. Confira abaixo o vídeo de apresentação da Itajaí Skate Plaza, pela equipe da Sangbon Skate Shop:




E para dismistificar a participação de skatistas em obras públicas conversamos com o skatista profissional de Itajaí, Jean Duarte, que encabeçou esta participação no projeto da Skate Plaza em Itajaí, para falar como tudo aconteceu. Confira:

Como foi o processo para a conquista da skate plaza recém construída em Itajaí? E se fosse para dar uma direção, um caminho, para outras cidades que também querem e precisam de um espaço desse, o que você aconselharia?

Desde de que abrimos a loja Sangbon Skate Shop, em 2003, procuramos apoio dos órgãos municipais de Itajaí para realizar eventos e escolas de skate assim como nos disponibilizamos para direcionar em reformas e construção de pistas. Sempre que ouvimos alguma boato de que vão construir uma pista, ou coisa parecida partimos imediatamente em busca de informações sobre quem está fazendo, quem é o arquiteto para poder sabermos o que vai acontecer e evitar que uma pista “inesqueitavél” (risos) brote na cidade.

E assim chegamos na Secretaria Municipal de Urbanimos (Eu e Leandro Cambeva) e fomos muito bem recebidos pelos arquitetos e urbanistas Joaquim de Oliveira e Fabian Zago que nos apresentaram o projeto dessa skate plaza vinculada a revitalização da Avenida Beira Rio, uma das principais da cidade, essa plaza é muito mérito desses dois que nos apresentaram o projeto bem perto do que acabou ficando, fizemos alguns ajustes nos posicionamentos e medidas de alguns obstáculos.

Frontside Feeble © André Souza Neto
Conselho para construir e conquistar uma skate plaza?
Não admitir que uma pista zuada seja construída, mostrar para os responsáveis que estão construindo uma pista inútil e ultrapassada, dinheiro jogado fora, usar outras cidades como referência, e o que sempre é uma boa justificativa é que uma plaza custa mais barato do que uma skatepark.

Quem foram as pessoas que se envolveram e se uniram do início ao fim desta conquista?
Eu que tomei a frente, com o apoio do pessoal que trabalha na loja, Leandro Cambeva e Lorenzo Fernandes em nome da A.S.I Associação de Skate de Itajaí

Quem foi responsável pelo projeto? Algum representante do skate acompanhou a obra?
Eu e Leandro Cambeva acompanhamos a obra semanalmente.

Antes deste espaço onde os skatistas de Itajaí andavam?
Andavam e andam na skate park antiga que fica do lado da plaza, e nas ruas.

Quais são os planos futuros para utilização deste espaço e a importância para o skate da região? 
Recentemente lançamos um vídeo com o time da loja apresentando a plaza (video acima), e fizemos o primeiro campeonato inaugurando a plaza. E ainda esse ano faremos mais um evento voltado para os alunos da ESCOLA DE SKATE ITINERANTE, uma projeto que passa por quatro bairros da cidade, cada sábado é um bairro, levando obstáculos, skates, equipamentos de proteção e professor, tudo gratuito.
Muito importante ter uma plaza na cidade para manter o skate atualizado, e os skatistas poderem andar num local mais adequado, um ponto de encontro que da vontade de andar. E em especial sobre essa plaza, e que acho muito style, é que ela é totalmente aberta e integrada com a praça, no vídeo dá pra ver bem, os caras vem fazendo linha desde o parquinho das crianças, passando pelo caminho para cegos e termina na plaza, vejo isso como importante também pra quem não anda de skate e só frequenta a praça, ver essa liberdade e cair na realidade que a cidade foi feita para andar de skate (risos).

Fonte: Jean Duarte - RedBull.com Skateboarding

Comentários