Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Ciclista brasileiro busca feito inédito em ultramaratona na África do Sul



5 cidades, 7 etapas, 8 dias, 652 km e mais de 1.200 ciclistas do mundo todo. Uma das provas de ultramaratona mais importantes do mundo, o Cape Epic 2016 vai começar. Entre os favoritos pelo título está Abraão Azevedo. Aos 46 anos, o brasileiro busca o quarto título consecutivo na categoria Master, um feito inédito para o esporte nacional na competição que acontecerá de 13 a 20 de março na Cidade do Cabo, na África do Sul.

A prova

No domingo (13), será dada a largada para o prólogo na capital sul-africana, Cape Town. Nos dias seguintes, os competidores de diferentes lugares do mundo percorrerão mais quatro cidades da África do Sul (Stellenbosch, Wellington, Tulbagh e Meerendal) durante 7 dias. Segundo Abraão, a preparação para chegar ao quarto título consecutivo foi dura e intensa, mas valeu a pena.

“Corri a Costa Blanca Bike Race (ultramaratona na Espanha) e depois foquei 100% dos treinos para o Cape Epic. Fiz treinos intervalados e outros longos de mountain bike. Meu principal objetivo será evitar um dia ruim. Espero ser regular em todas as etapas e evitar acidentes. Vou trabalhar duro para estar no pódio na grande final, dia 20”, analisou o atleta Scott.

A mais disputada de todos os tempos

Isso porque de todas as últimas 12, essa será a que contará com a maior quantidade de single track da história. Dos 652 km disputados, 110 km deles serão de trilhas onde passa apenas um ciclista de cada vez. Para superar essas adversidades, Abraão escolheu com cuidado o equipamento ideal e vai com a bicicleta Scott Spark 900 Premium.

“É uma bicicleta que vai bem em todos os tipos de terreno e nos planos me proporciona um rendimento ainda melhor que a Spark 700 RC”, disse Abraão.

Parceria com Bart Brentjens

Abraão e Bart formam uma parceria que funciona. Juntos, eles somam tantos títulos que fica difícil numerar, mas em maratonas vale destacar as seis medalhas de ouro no Brasil Ride (maratona de 7 dias na Chapada Diamantina-BA) e três no próprio Cape Epic.

O experiente maratonista brasileiro não economiza elogios ao companheiro, campeão olímpico de mountain bike nos Jogos de Atlanta, em 1996. “O Bart é um atleta e parceiro espetacular. Ele pedala bem em todos os terrenos, além de ser muito consistente”, comentou.

Experiência nas trilhas

A distância percorrida no Cape Epic desse ano será menor em relação ao ano passado (759 km em 2015 e 652 km em 2016), mas isso não quer dizer quando se tem mais de 15.000 metros de altimetria acumulada. Para encarar esse desafio, o atleta Scott vai além do preparo físico e preparação e busca na experiência o seu diferencial.

“Depois de correr mais de vinte ultramatonas em diferentes lugares do mundo, eu aprendi a ter mais tranquilidade em provas de longa distância como a Brasil Ride ou o Cape Epic. No final, se o atleta não cometer grandes erros, vencerá o melhor. Não tem como fugir disso. O atleta não pode vencer a prova em uma só etapa, mas pode perde-la em apenas um dia”, disse Abraão Azevedo.

Serviço:
Cape Epic 2016
Data: 13 a 20 de março
Local: Cidade do Cabo – África do Sul
Distância: 652 km – 15.100 m de altimetria acumulada
Site oficial: www.capeepic.com.br

A Scott é considerada uma das principais marcas do ciclismo mundial. Com grande foco em engenharia, tecnologia e inovação, seus produtos são referência quando o assunto é bicicleta. No Brasil, a marca suíça é distribuída há mais de 20 anos pela IGP Sports, sempre trabalhando com marcas premium de prestígio mundial.

Seppia Geração de Conteúdo
Assessoria de Imprensa
Contato: (11) 3729-0969
Carlos Ghiraldelli | carlos@seppia.com.br
Murilo Rezende | murilo@seppia.com.br

Comentários