Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

Brasileiros fazem prova eficiência energética



Seis times de cinco universidades brasileiras participarão da décima edição da Shell Eco-Marathon Americas (SEMA), em Detroit (EUA), de 22 a 24 de abril. Organizada pela Shell, a competição é uma disputa acadêmica de eficiência energética, cujo objetivo é construir um veículo para percorrer a maior distância utilizando a menor quantidade de energia possível.

Em seu décimo ano, o evento reunirá 128 equipes de diversos países das Américas, divididas em sete categorias: “Bateria Elétrica”, “GTL”, “Diesel”, “Hidrogênio”, “CNG”, “Etanol” e “Gás”. Do Brasil, irão alunos do curso de Engenharia e outras especializações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).



Eles terão como desafio bater o atual recorde da competição, que é de cerca de 1.250 quilômetros percorridos com um único litro de gasolina, o equivalente à distância entre as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

De todas as equipes, a PUCRS é a única novata no evento e conta com estudantes de áreas como Física, Nutrição e Comunicação. Os alunos da UTFPR conseguiram a melhor colocação do país na história do evento: segundo lugar na categoria “Combustíveis Alternativos”. Com o protótipo Popygua, o time percorreu 316 km com um só litro de etanol.

Site oficial: http://www.shell.com/energy-and-innovation/shell-ecomarathon/americas.html

Fonte: Shell/Divulgação

Comentários