TODOS ESTÃO MAIS DO QUE CONVIDADOS, PARA A 8ª EDIÇÃO DO GRAVITY CAR FRANCA


O curso de Design praticamente nasceu com a Unifran. Todo este tempo de dedicação ao estudo do Design, que antes era conhecido como Desenho Industrial, nos permitiu aprimorar e crescer junto do mercado profissional. Sendo assim, nos últimos anos temos trabalhado para desenvolver projetos de maior relevância, visto que o ‘designer’ é considerado como o profissional que enriquece, valoriza, otimiza e ressignifica o contexto de toda uma sociedade, principalmente pelas suas habilidades em atender de forma eficiente o consumidor exigente dos dias de hoje.



É relevante mencionar que o curso de Design de Produto foi avaliado pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura em 2011 com nota 4 (de 0 a 5), comprovando nosso trabalho e empenho na formação de nossos alunos, futuros profissionais.

A partir deste desejo de sempre buscar aprimoramento, passamos a realizar o evento Gravity Car, cuja primeira edição datou de 2009. Desde então, este evento tem sido o marco mais expressivo para o encerramento do 7º semestre do curso de Design de Produto.



A proposta é feita aos alunos do 7º semestre do curso de Design de Produto para desenvolvimento de um carro movido a força ‘G’. Esta proposta, lembramos, consiste em projetar um carro, transporte, que se movimente somente pela gravidade da forma mais eficiente.



O desenvolvimento deste projeto traz uma linha de pesquisa profunda no que diz respeito a transportes, seu histórico, a evolução deste produto, os materiais que são envolvidos na sua produção, mas principalmente, com relação ao estudo da forma que possibilita o melhor desempenho. Enfim, dedicamos vários estudos ao desenvolvimento de um projeto que vem enriquecer a vida do universitário e que contribui concretamente para sua formação profissional. É relevante dizer que estudos como estes também são feitos por universidades influentes no exterior, assim como a sua divulgação.



O evento, a corrida propriamente dita, é realizada sempre em um sábado, no fim do 2º bimestre do 1º semestre de cada ano.

Os ‘carros’ são desenvolvidos por equipes de alunos do curso de Design de Produto, e as inscrições são abertas a alunos e egressos do curso, a alunos e egressos de outras instituições e demais interessados, desde que seja cumprido o briefing e o regulamento do evento.



A intenção de tradicionalizar este evento tem como objetivo principal a valorização do aluno, do curso, da instituição e, consequentemente, a valorização daqueles que nos apoiam.

REGULAMENTO

Para regulamentar a “8ª COMPETIÇÃO UNIVERSITÁRIA DE GRAVITY CAR 2016”, evento diretamente vinculado à atividade acadêmica do Curso de Design de Projeto de Produto da Universidade de Franca – Unifran 2016, estabelece-se:

DO LOCAL E DA DATA:
Art. 1º: A 8ª COMPETIÇÃO UNIVERSITÁRIA DE GRAVITY CAR 2016 será realizada no dia 24 de junho às 19 horas e trinta minutos, na Passarela do Samba “José Renato Souza”, na cidade de Franca.SP.
Parágrafo único: das 18 às 19 horas da mesma data poderão ocorrer, conforme deliberação da Comissão Organizadora, os treinos das equipes.

DOS PARTICIPANTES:
Art. 2º: A competição destina-se prioritariamente aos alunos regularmente matriculados no 7º semestre do curso de Design de Produto da Universidade de Franca – Unifran, que estejam cursando a disciplina de Projeto de Produto V – Transportes.

§ 1º: Também poderão se inscrever: egressos do curso de Design de Produto, estudantes e egressos de outras universidades e demais interessados, ainda que não sejam estudantes da área, desde que sejam maiores de 18 anos.

§ 2º: Alunos do Curso de Design de Produto da Unifran de semestres anteriores ao 7º não poderão participar como competidores, uma vez que a competição está diretamente ligada à disciplina Projeto de Produto V – Transportes.

§ 3º: Os interessados, que não sejam alunos do 7º semestre do curso de Projeto de Produto da Unifran deverão efetuar uma PRÉ-INSCRIÇÃO, no Núcleo de Design ou por meio de link a ser disponibilizado pela Comissão Organizadora no site do evento. Nesta ocasião o representante da equipe terá acesso a uma FICHA TÉCNICA que deverá ser preenchida integralmente para avaliação do carro no dia da competição. Após a realização da pré-inscrição será enviado, pela Comissão Organizadora, o número da equipe, ato que dará ensejo à INSCRIÇÃO DEFINITIVA, nos mesmos moldes e prazos da pré-inscrição.

§ 4º: A inscrição para a 8ª Competição Universitária Gravity Car 2016 é gratuita.

DAS EQUIPES:
Art. 3º: As equipes competidoras dos alunos regularmente matriculados no 7º semestre do Curso Design de Produto deverão seguir as regras e os procedimentos estabelecidos na disciplina Projetam de Produto V – Transportes, por meio do briefing e do cronograma de aulas estabelecido para o desenvolvimento do projeto.

§ 1º: As demais equipes interessadas deverão seguir os procedimentos e as regras estabelecidas por este regulamento e pelo briefing do projeto estabelecido para a disciplina Projeto de Produto V – Transportes.

§ 2º: As demais equipes interessadas deverão se apresentar como “Equipe participante da 8ª Competição Universitária Gravity Car 2016”, às 18h30 do dia 24 de junho de 2016, no local do evento.

§ 3º: TODAS AS EQUIPES deverão estar uniformizadas. Cada equipe é responsável pela criação e desenvolvimento do seu uniforme, podendo ser camisa ou camiseta, e bonés que identifiquem a equipe participante, inclusive com número da mesma. O uniforme é obrigatório e faz parte das despesas de cada equipe. Não estando a equipe, ou parte da equipe uniformizada, esta será desclassificada da 8ª Competição Universitária Gravity Car 2016.

§ 4º: É opcional o uso de macacão para o piloto, mas este deve usar traje que esteja em conformidade com o uniforme estabelecido pela equipe.
Art. 4º: Cada equipe deverá desenvolver e poderá participar com apenas um (1) carro.
Art. 5º: Cada equipe deve ser composta por no mínimo três (3) integrantes.
Art. 6º: A EQUIPE e seus integrantes são responsáveis por qualquer dano ou infortúnio que ocorrer com seus integrantes ou o seu carro.

DO PILOTO:
Art. 7º: O piloto deverá obrigatoriamente ser um dos membros da equipe.
Art. 8º: O piloto deverá competir usando capacete e roupas que protejam seu corpo (camisa ou camiseta, calça comprida e calçado).

DO CARRO:
Art. 9º: O carro, Gravity Car, deverá seguir rigorosamente o briefing do projeto apresentado na disciplina de Projeto de Produto V – Transportes, do Curso de Design de Produto da Universidade de Franca – Unifran, divulgado pelo site do evento.

§ 1º: O carro que participará da 8ª Competição Universitária Gravity Car deverá ser apresentado juntamente com a Equipe e sua Ficha Técnica (enviada para a Comissão Organizadora no ato da inscrição), na abertura do evento (dia 24 junho de 2016), para avaliação minuciosa do mesmo. Serão relevantemente avaliados os itens de segurança: freios, cinto de segurança e proteção sobre cabeça (Santo Antônio), e dirigibilidade. O carro e a equipe que não estiverem presentes no horário estabelecido e que não estejam dentro das normas estabelecidas pelo briefing e por este regulamento serão desclassificados para a 8ª Competição Universitária Gravity Car 2016.

§ 2º: Quanto aos testes:
I - FREIO: o carro deverá se sustentar sozinho sobre uma inclinação (rampa), somente com os freios acionados durante 10 segundos;
II - DIRIGIBILIDADE: o piloto/carro deverá percorrer um determinado traçado de pista sem grandes dificuldades.

§ 3º: Na carenagem do carro deve haver espaço suficiente para colocar adesivos de patrocinadores e apoiadores do evento.
§ 4º: Não será permitido adicionar pesos extras ao carro durante a competição.
§ 5º: O carro que não atender os requisitos do briefing de projeto (como peso e dimensões) ou não atender algum dos itens deste regulamento será desclassificado da 8ª Competição Universitária Gravity Car 2016.

DA COMPETIÇÃO:
Art. 10: A competição se realizará por baterias.
§ 1º: Cada bateria será composta por dois (2) carros;
§ 2º: As baterias serão dispostas por chaves previamente sorteadas entre as equipes e carros que participarão da competição.

Art. 11: Para que o carro possa exercer seu desempenho se faz necessário um declive/rampa, visto que se trata de um veículo movido à força da gravidade – força G. Este declive funcionara como a ignição do carro. Desta maneira fica expressamente proibido "empurrar" o carro; o Gravity Car deve simplesmente ser "solto para cumprir o percurso da pista de prova. O ato de empurrar o carro dá a vitória à equipe oponente naquela bateria.

§ 1º: Será considerada vencedora, a equipe cujo carro ultrapassar primeiro a linha de chegada;
Art. 12: A 8ª Competição Universitária Gravity Car 2016 será realizada na Passarela do Samba “José Renato Souza”, em lugar previamente estabelecido pela organização, para a realização da 8ª Competição Universitária Gravity Car 2016.

Art. 13: A competição só será realizada tendo no mínimo cinco (5) carros para competirem entre si, e no máximo doze (12) carros.

Art. 14: A 8ª Competição Universitária Gravity Car 2016 será acompanhada por juízes, de acordo com a necessidade, por professores da Universidade de Franca – Unifran e por convidados da Comissão Organizadora.

Art. 15: A competição tem início às 19h30, para o público em geral, do dia 24 de Junho de 2016. As equipes, carros, juízes e apoiadores deverão comparecer no local às 18h30, para testes/avaliações, treinos, ajustes nos carros e instruções gerais.

DOS DIREITOS DE IMAGENS:
Art. 16: Todo participante da 8ª Competição Universitária Gravity Car 2016, seja ele aluno ou interessado, conforme o ART 1 deste regulamento, automaticamente cederá o direto de veicular sua imagem, a imagem do seu carro e equipe, para que a Comissão Organizadora e o Curso de Design da Universidade de Franca – Unifran, veicule da forma mais apropriada.

Organização da 8ª Competição Universitária Gravity Car 2016

CURSO DE DESIGN DE PRODUTO DA UNIFRAN

Coordenação:
Prof. Ms. Ana Márcia Zago

Professores:
Prof. Esp. Abrão José Jorge
Prof. Esp. Vicente de Paulo Maranha


BRIEFING DO PROJETO

Definição: o Projeto Gravity Car, desenvolvido na disciplina de Projeto de Produto V – Transportes consiste na elaboração de um veículo que se desloca pela força “G”. O veículo é projeto para comportar apenas o ‘piloto’.

Metodologia de desenvolvimento: o projeto é realizado em duas partes, sendo a 1ª o desenvolvimento da carenagem e a 2ª o desenvolvimento da estrutura mecânica, que devem ser estudadas em conjunto.

O ENCERRAMENTO DESTE PROJETO SE DÁ COM A REALIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO UNIVERSITÁRIA GRAVITY CAR FRANCA, EVENTO DESTINADO À IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO MAIS EFICIENTE CONSIDERANDO RELAÇÃO ENTRE FORMA E DESEMPENHO.

Dimensões máximas:
a) A largura máxima do veículo não poderá ser maior do que 1,4m.
b) O comprimento máximo do veículo não poderá ultrapassar 2,4m.
1ª Parte: Célula – Carenagem:

a) Deverá apresentar desenho aerodinâmico.
b) Deverá ter dimensões para proteger e acomodar apenas o "piloto", confortavelmente, proporcionando acessibilidade aos comandos do veículo, de forma precisa.
c) O plano de referência deve estar no mínimo a 10cm do solo (equivale ao plano mais baixo do veículo, aquele que está sustentado pelas rodas, ou seja "o assoalho"). Não será permitido que o plano de referência esteja em altura inferior aos 10cm em relação ao solo.
d) A célula deverá proteger adequadamente, sendo uma única peça.
e) Carenagens complementares poderão fazer parte do desenho do veículo.
f) O assento do piloto deverá ter angulação de 105º ou mais. O posicionamento correto do piloto assemelha-se ao de um piloto de Fórmula1. É proibido que o piloto esteja deitado “de bruços”, com a cabeça posicionada à frente no sentido do movimento do veículo.
g) O veículo deverá possuir obrigatoriamente cinto de segurança, fixado em 3 ou mais pontos.
h) O material mais indicado para o desenvolvimento/construção da célula-carenagem é a fibra de vidro, porém serão aceitos outros materiais alternativos desde que estejam em conformação aerodinâmica adequada (ou o que a ofereçam, o que será tecnicamente avaliado).

2ª Parte: Estrutura mecânica

a) Deverá interagir efetivamente com o piloto.
b) Deve conter chassi, sistema de direção, freios e suspensão.
c) Poderá ter 3 ou 3 rodas. No caso de 3 rodas a dianteira deverá possuir 2 rodas. É liberada a utilização de rodas e pneus pelas equipes, desde que sigam as recomendações de segurança e dirigibilidade e não tenham menos do que 10”.
d) O veículo deve ter, obrigatoriamente, freios traseiros, podendo ter também freios dianteiros.
e) O veículo deve ter, obrigatoriamente, suspensão traseira, podendo ter também suspensão dianteira.
f) O sistema de direção deverá permitir que o veículo realize um percurso de giro com raio de 5m. Este percurso de raio será avaliado.
g) Deverá possuir obrigatoriamente uma proteção sobre a cabeça do piloto (algo que faça as vezes do popular "Santo Antonio"), sendo esta proteção 5cm mais alta que a cabeça do piloto sentado com capacete, e que suporte um força equivalente ao peso do veículo mais o piloto.
h) O peso do carro não será determinado. Após a conclusão do projeto, para a competição Universitária Gravity Car Franca, não será permitido alterar o peso final do mesmo (para mais ou para menos).


Acesse o site e faça sua inscrição!!!
http://gravitycar.com.br/#inscricao

Fonte: Leone Fragassi

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