O skate é um dos esportes que atrai muitos jovens no mundo todo e trabalhar nessa área pode gerar bons resultados, principalmente se na sua cidade as pessoas tem uma atração maior por esse tipo de esporte. Então talvez esse seja o momento certo para montar uma loja de skate e oferecer produtos a esse publico interessado.
Antes de começar montar sua loja é importante passar por várias etapas como a criação de um plano de negócios, legalização para obter o CNPJ e um planejamento prévio, mas nesse artigo não irei falar diretamente dessas coisas, mas sim trazer algumas dicas para iniciar sua loja de skate com sucesso.
Tenha conhecimento da área
A primeira coisa que você deve fazer antes de montar uma loja de skate é conhecer realmente essa área e ser pelo menos um médio praticamente do esporte. Tudo isso é necessário porque você vai lidar com pessoas interessadas nos produtos, que irão lhe pedir sugestões e até mesmo dicas para andar de skate, mas se você não tiver conhecimento tudo pode ser bem mais complicado.
A partir do momento em que você pratica e tem um relacionamento com outros praticantes, assim também como os novatos que desejam aprender, tudo tende a funcionar melhor para sua loja, já que estará totalmente sincronizado com seu publico alvo. Então procure conhecer melhor o que irá vender e a área em geral, caso não conheça, para só depois montar uma loja de skate na sua cidade.
Escolha um local ideal para sua loja
Um ponto comercial bem estruturado e localizado em um local de destaque na sua cidade pode influenciar muito na hora das vendas, então o ideal é montar sua loja em locais onde o seu publico alvo costuma frequentar, como nas proximidades de praças e ruas do centro da cidade.
Estar em um lugar onde o fluxo de pessoas é maior tende a ser muito melhor para o crescimento da sua loja, mas pense também no conforto que poderá oferecer a seus clientes, como um espaço amplo para recebe-los e até mesmo um local onde possam se reunir. Lógico que essas são apenas algumas ideias, mas tudo pode aumentar ainda mais as suas vendas.
SoCal SkateShop
Encontre locais para comprar seus produtos
Uma das grandes duvidas das pessoas que desejam montar uma loja de skate é com relação aos fornecedores, pois não é nada fácil encontrar grandes distribuidores desses produtos, porém você pode facilmente recorrer a uma opção muito acessíveis e talvez mais em conta. Estou falando da internet.
Existem alguns sites que vendem produtos para skatistas na internet e você pode muito bem aproveitar eles para comprar seus produtos e revender na sua loja por um preço superior. Essa é uma tendencia que está sendo muito utilizada pelos novos empreendedores e algumas pessoas já começaram comprar roupas na internet para revender, aparelhos eletrônicos e muito mais.
Então procure sites como o Skate Religion, o Monster Sports e muitos outros famosos na internet para adquirir seus skates e ganhar dinheiro revendendo.
Menthalo skateshop
Venda acessórios para skatistas e aumente o lucro
Ao montar uma loja de skate, você deve ter em mente que esse publico não consome somente esse produtos em questão, mas várias coisas simples também podem ser vendidas na sua loja para aumentar as vendas, ganhar mais dinheiro e oferecer diversidades aos clientes.
Então comece vender também alguns acessórios que as pessoas adoram comprar, como mochilas, kits de proteção, camisas, equipamentos para skates, bonés e todos os produtos que os jovens skatistas adoram comprar para usar. Eles tem uma vendagem muito boa e pode ajudar muito no crescimento das suas vendas.
Montar uma loja de skate na internet
Assim como você pode montar uma loja de skate na sua cidade, também poderá usar a internet para expor seus produtos e fazer como muitas lojas famosas no ramo que já estão atuando a mais tempo.
Existe também a possibilidade de fazer as duas coisas ao mesmo tempo, para aumentar as vendas e chegar a públicos maiores que os da sua loja física, mas lembre-se que tudo isso exige um investimento maior e um trabalho mais intenso, por isso essa pode não ser uma boa opção no inicio de trabalho.
Hoje no mercado temos que destacar também alguns pequenos empreendedores no ramo que chegam a importar skates de outros países para revender aqui no Brasil, assim também como os acessórios voltados para os skatistas, então talvez a importação de produtos da China, Estados Unidos ou outros países seja uma boa opção tanto para vender na internet quanto na sua loja física.
Titus Berlin Skateshop
Com quatro milhões de praticantes de skate no Brasil, o mercado movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano no país, segundo pesquisa do Sports Good Intelligence Europe de 2012. De olho nas oportunidades, começam a surgir franquias de lojas que vendem skates e acessórios e possuem até pistas para ensinar o esporte.
É o caso da Skate Brothers, que tem uma loja própria na Lapa (zona oeste de São Paulo), e da Skate Center, com loja no Tatuapé (zona leste da capital paulista). As duas possuem minirrampas em que são dadas aulas para iniciantes no esporte.
Para abrir uma unidade da Skate Brothers, o investimento inicial parte de R$ 100 mil (custos de instalação e taxa de franquia), apenas para a loja. A construção de uma minipista exige, em média, mais R$ 10 mil, segundo a rede.
O capital mínimo para uma franquia da Skate Center é de R$ 280 mil (com taxa de franquia, custos de instalação e capital de giro) e já prevê a construção de uma minipista.
Aulas cativam público novo
A Skate Brothers começou como uma loja virtual e, em 2006, Marcelo Biondi, 45 inaugurou sua loja física. Marthé, como é mais conhecido, construiu uma minirrampa e passou a dar aulas no espaço em 2008. A mensalidade custa R$ 250, para uma hora de aula por semana.
"A pista ajuda a atrair clientes, mas o nosso carro-chefe são os skates montados e as peças para reposição", afirma.
Na Skate Center, o principal serviço são as aulas. As mensalidades variam de R$ 95 (com aulas uma vez por semana no plano semestral) a R$ 320 (com aulas três vezes por semana no plano mensal).
"As aulas começaram de maneira informal, com um dos vendedores ajudando clientes, geralmente crianças. Quando resolvemos nos especializar, fizemos uma reforma e construímos duas minirrampas. Atualmente, temos 200 alunos", diz o empresário Edson Tuffi Júnior, 28, que abriu a loja em 2010.
Por oferecem aulas para iniciantes, as empresas não são afetadas pela oferta de espaços públicos para a prática do skate.
Marca própria e patrocínio de atletas é estratégia de publicidade
Já a Matriz Skate Shop foi fundada em 2001 pelo skatista profissional Cézar Dal Pozzolo, 32, conhecido como Cézar Gordo. Além de vender produtos nacionais e importados, a loja possui marca própria de roupas e aposta no patrocínio de atletas para ser referência.
A rede tem unidades em São Paulo e em Porto Alegre, sendo duas próprias e uma franqueada. Outras duas franquias devem ser inauguradas ainda este ano em Canoas (RS) e Maringá (PR). O investimento inicial parte de R$ 380 mil.
"O fato de ser de um atleta profissional aumenta a credibilidade perante os clientes e os interessados na franquia. Conhecemos as marcas do mercado, sabemos os que os skatistas querem", diz Dal Pozzolo.
Rampa aumenta custo do negócio, e franqueado precisa de suporte
José Carlos Fugice, da consultoria de negócios GoAkira, diz que o segmento está em crescimento e outras franquias devem surgir. Ele afirma que é uma tendência do varejo oferecer também serviços, como aulas.
"Isso ajuda a criar uma experiência de compra, que é o que o consumidor quer hoje em dia. Se o objetivo dele é apenas a compra, ele pode fazer isso pela internet. Numa loja como essa, ele pode comprar o produto e já experimentar no local", declara.
Para João Augusto Bueno, da consultoria Fabrica3, o ponto negativo é que esse modelo de negócio exige um ponto comercial maior, o que encarece a operação devido aos altos custos de ocupação nas grandes cidades.
Ele ressalta ainda a importância de avaliar o suporte oferecido pela franqueadora. "As marcas são relativamente novas e não têm abrangência nacional. Então, é importante levar em conta outros quesitos na hora de escolher a franquia, como contato com fornecedores e importadores e o auxílio oferecido para a gestão", afirma.
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