Teutônia PRO 2022 | 17-20 Novembro

COMO FAZER UMA ESTAMPA BARATA NA CAMISETA

Essa matéria ensina como estampar um desenho, foto ou logo na camiseta que poderá ser de sua banda favorita ou até mesmo o uniforme de sua equipe de esportes a um preço bem em conta e melhor ainda, feita por você mesmo e do jeito que gosta. Mas... apesar de tudo, sempre tem um "mas" e primeiramente é preciso antes de mais nada ter paciência, porque tudo que é bem feito tem que ser bem cuidado e bem pensado; digo isso porque a empolgação de ver o trabalho pronto faz com que tenhamos pressa e a pressa é inimiga da perfeição. Depois vocês lerão o "porque" avisamos antes, então vamos à obra.


 
1º Passo: Ter o material ---- 1 camiseta branca de algodão , 1 envelope de papel transfer para impressoras jato de tinta (com 10 folhas e aplicável com ferro de passar em tecidos de cores claras), o desenho ou foto ou o logo a ser usado no tamanho A4, 1 tesoura, algumas folhas de papel sulfite, 1 ferro de passar roupa (de preferência sem ser o de vapor, com a base lisa), 1 folha de papelão lisa sem nada impresso para ser usado dentro da camisa.

Obs: Nesse caso foi usado a escolha da camiseta branca porque o papel transfer usa uma base branca que fixa o desenho e também por questão de preço, mas há opções de papéis transfers para tecidos escuros.

 
 
 
2º Passo: A execussão ---- Escolha o motivo a ser estampado salvo no seu computador...
 
 
 
visualize a impressão e configure a página, veja se o desenho é compatível com o tamanho da folha a ser impresso; quando for imprimir e abrir a guia geral, clique no botão "Preferências", na aba principal que abrirá, marque em "Qualidade de impressão" a opção "Foto" e verifique o tipo de papel (normal) e formato (A4).
 
 
 Agora clique na aba "Esquema de página" e em mais opções marque apenas "Reflectir imagem"(é para imprimir do lado contrário,assim quando estampar aparecerá o lado normal), dê o OK e clique imprimir.
 
 
 
Ah, Não esqueça de colocar o papel transfer na impressora para imprimir no lado liso.
 
 
Depois de impresso, espere um pouquinho a tinta secar, recorte em volta da ilustração deixando uma margem de +/- 1 cm;
 
 
 
 Agora coloque a estampa sobre a camiseta no lugar desejado, com o lado do desenho para baixo, e ponha uma folha comum de sulfite branco por cima. Não passe o ferro direto sobre a estampa.  Passe o ferro devagar e em movimentos circulares sobre a folha e a estampa por vários minutos. Faça um pouco de pressão com o ferro para o transfer sair do papel e colar na camiseta.
 
OBS: O ferro de passar roupa deverá estar bem quente, portanto será RECOMENDADO UM ADULTO utilizá-lo para se evitar qualquer acidente de queimadura.






Agora espera-se um pouquinho para a estampa esfriar e retirar o papel de proteção do verso da imagem. Esfriou ? Pronto, com delicadeza retire o filme de proteção e aprecie a sua arte.




Como dissemos antes, é preciso ter paciência pois no nosso caso que utilizamos diversas estampas juntas para fazer um conjunto do que queríamos, tivemos alguns problemas como por exemplo: Não esperar que uma estampa esfriasse suficientemente antes de aplicar outra nas costas da camiseta, que fez com que o desenho da frente grudasse na mesa por causa do ferro quente e também por não querer perder tempo em arranjar um papelão para isolar os lados da camisa, pois queríamos postar esta matéria logo no Blog e mostrar quão divertido e barato é fazer isso. Bem, agora que aprendemos e já mostramos para vocês, só nos resta irmos na Kalunga comprar mais papéis transfers e refazermos nossas camisetas. Uhhúúúúúúúú !!!
 
 

Camiseta com estampa emborrachada deve ser passada pelo avesso; veja dicas

 


Cuidando da sua camiseta
Aguardar 48 horas depois de pronta a estampa para lava-la, e ao realizar a lavagem, fazer com a camiseta ao avesso.

Como lavar:
Transfers não possuem uma vida útil muito longa, por isso tome os cuidados necessários. Não use alvejante, não deixe de molho, lave do avesso em água fria. Se possível, lave separada das outras roupas à mão. Evite máquina de secar roupas e lavagem à seco. E quando passar, obviamente, não passe o ferro sobre a estampa.

Como lavar a camiseta já com a imagem transferida
Lave a peça somente 24 horas após ser feita, não use alvejantes, nem deixe de molho; Recomendamos lavar a peça separadamente, pelo avesso, e em água fria; Estenda imediatamente após lavá-la. As cores podem manchar se a camiseta ficar molhada por muito tempo; Em máquina de secar, use temperatura branda; Não lave a seco; Após a lavagem, não passe o ferro diretamente sobre a imagem transferida.

COMO SECAR – Tecidos: Algodão ou DryFit
Não centrifugue a sua camiseta, o recomendado é não torcer. Pendure a sua camiseta no varal à sombra.

COMO PASSAR – Tecidos: Algodão ou DryFit
Camiseta em algodão: passar sempre do lado do avesso, assim você evita brilhos e marcas principalmente na camiseta de cor preta. Para que a estampa da sua camiseta fique com aparência de nova é muito fácil, vire a sua camiseta do lado do avesso e passe exatamente onde está a estampa, fique tranqüilo(a)...pois a sua estampa não vai derreter ou se desmanchar, damos total garantia. Utilize o ferro com a temperatura adequada ao tipo de tecido, que neste caso é o tecido de “algodão 30.1”.

Temperatura adequada - Algodão: 204 °C

Camiseta em dryfit: esse tecido pode ser passado normalmente, não é necessário virar do lado do avesso, pois se trata de uma camiseta com estampa sublimática e nesse caso não há risco de queimar a estampa, você pode passar do lado que desejar e sobre a estampa. Recomendamos que utilize o ferro com temperatura adequada para tecidos em dryfit (100% poliéster).

Temperatura adequada - Poliéster: 148 °C

Dicas de http://www.misteriosantigos.net/


Fonte: Clezio Soares da Fonseca / Winer Augusto da Fonseca

Comentários

  1. puxa vida!!! muito da hora mesmo, e eu esquentando a cabeça procurando um lugar pra fazer minhas camisetas....tenho uma casa de decoração para festas e vou estampar a logo nas camisetas....agora achei um lugar barato e bempertinho.... aqui em casa!!!!! hehehehehe......valeu pela dica... abraços e sucessos!!!!

    ResponderExcluir
  2. @Eder

    Muito obrigado Eder pelo contato. Se tiver algo para nos enviar ou sugestões, fique a vontade. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Mas daria para imprimir os desenhos/fotos/logos em impressora comum ou precisaria de uma impressora especial??

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo

    Boa noite, é possível fazer a estampa em qualquer impressora, só certifique-se de alterar a Qualidade de impressão para opção "Foto", assim ficar melhor, e verifique o tipo de papel (normal) e formato (A4). Também marque a opção Reflectir imagem nas configurações de sua impressora.

    Não esqueça de colocar o papel transfer na impressora para imprimir no lado liso. Muito obrigado e qualquer dúvida é só dizer. Valeu

    ResponderExcluir
  5. Na hora de lavar a camiseta a estampa não sai? Já que é impresso em impressora a jato de tinta?

    ResponderExcluir
  6. @NOVO CONVERTIDO

    Esse formato de estampa não é definitiva (é um desenho sobre uma camada de papel), com o tempo se desgasta principalmente por causa das lavagens que deverá ser feita com a camisa ao avesso e não esfregar sobre o desenho. É diferente do Silk Screen convencional que é feita com pintura direta na camiseta com tinta especial para tal.

    ResponderExcluir
  7. legal, minha impressora é hp tem como fazer isso ? e as palavras tem que ser do lado ao contrario/?

    ResponderExcluir
  8. @Anônimo

    Boa tarde, sim. Qualquer impressora você pode utilizar, inclusive não se esqueça de marcar nas opções de impressão o ítem Refletir imagem para a impressão não sair ao contrário quando você colocar na camiseta (senão você vai andar na rua igual as ambulâncias e bombeiros que tem o letreiro ao contrário) Qualquer dúvida é só perguntar. Valeu

    ResponderExcluir
  9. O meu e o windows 7 eu nao tenho o paint o qual programa eu uso para faser a estanpa ajuda ae

    ResponderExcluir
  10. @Rony Herro

    Boa tarde Rony, no seu Windows o Paint não veio instalado ou você não achou? Se por acaso não souber, digite no Executar na botão Iniciar: pbrush

    Veja se abre assim, se não abrir tente procurar pelos arquivos...C:\WINDOWS\system32\mspaint.exe

    Se mesmo assim não achar, tem esse programa gratuito para baixar: http://www.baixaki.com.br/download/paint-net.htm

    No Youtube tem diversas vídeos aulas se tiver dúvida.

    Outra opção é utilizar programas online para edição de imagens:

    http://fotoflexer.com/
    http://www.photoshoponline.com.br/editor/

    http://vectormagic.com/home

    Qualquer dúvida é só perguntar, obrigado e boa sorte. Valeu

    ResponderExcluir
  11. como eu faço para não ter rachaduras na estampa feita por papel transfer depois de já estampada, como por exemplo se esticar a camiseta ele racha.
    Tem alguma técnica pra isso?

    desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, essa estampa é um quebra galho, com o tempo (lavagens) ela começa a rachar e desbotar (demora um pouco, a minha com 4 meses de uso começou a desbotar) como a estampa é feita com papel não tem jeito mesmo. Mas se você precisar de um trabalho profissional e duradouro, esqueça.

    Neste link mostra diversas formas de estampas: http://estampaweb.com/2011/06/diferentes-formas-de-estampar-pecas-de-roupas/

    Obrigado pelo contato e boa sorte

    ResponderExcluir
  13. Gostei da dica, e só para ajudar, depois que a estampa estiver pronta passe termolina sobre ela e nunca mais sai.

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigado pela dica, vou adicionar a publicação. Fique a vontade para dar sugestões. Valeu

    ResponderExcluir
  15. da pra fazer com papel normal ?

    ResponderExcluir
  16. @Anônimo

    Boa noite, não, não dá. Tem que ser papel transfer mesmo. Valeu

    ResponderExcluir
  17. Oi Clezio, adorei o post era justamente o que eu estava precisando. Voce falou pra passar termolina, mas, em que momento é melhor fazer isso? E passa só em cima da imagem né? Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Realmente, o resultado ficou excelente , mas na camiseta preta o processo é o mesmo???

    ResponderExcluir
  19. @Anônimo

    Boa tarde, sim o processo é o mesmo, só que é necessário ter o fundo do desenho na cor da camiseta, assim quando imprimir para estampar, não ficará com bordas ou fundo brancos.

    ResponderExcluir
  20. Olá queria saber que tipo de tinta usar,pois eu tenho impressora epson poço imprimir com essa tinta ou tem que usar tinta de tecido?

    ResponderExcluir
  21. @adriano

    Boa tarde Adriano, sim. Pode usar tinta normal da impressora, só tome os cuidados descritos para não desgastar a estampa rápido. Valeu

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde. Sabe me dizer se funciona em blusa com 85% algodão, tipo aquelas que vendem nas Lojas Americanas?

    ResponderExcluir
  23. @Camila

    Boa noite Camila, sim funciona. Inclusive a segunda camisa que estampamos era da Riachuelo. Só precisa ficar atenta aos cuidados com a camiseta exposto no fim da publicação. Valeu e Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Caracas mano, e o que tava procurando!!!!!! obrigado !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. muito bom, minha intenção e comprar mais adiante uma maquina de estampar camisetas

    ResponderExcluir
  26. Olá boa tarde, no meu caso vou trabalhar com imagens sem fundo .PNG ( Chamadas Renders )
    Nesse caso não precisarei de nenhuma estampa da cor da imagem ?....sendo que ela é sem fundo
    Poderei trabalhar com qualquer cor de camiseta ?

    ResponderExcluir
  27. @Anônimo

    Boa tarde, neste caso sendo as imagens sem fundo, este papel transfer que utilizamos somente servirá para camisetas claras.

    Para as camisetas escuras utilizar o papel transfer para tecidos escuros. Este papel é vendido na Kalunga: http://www.kalunga.com.br/prod/papel-transfer-ink-jet-p-tecidos-escuros-(a4)-0020-bright/479685

    Mesmo a imagem não tendo fundo, sempre utilizar o papel de acordo com a cor da camiseta. Valeu e boa sorte

    ResponderExcluir
  28. Olá, só fiquei com uma dúvida...vocês comentaram sobre o uso da termolina para fixar melhor a estampa, mas não explicaram como usar. Alguém poderia me esclarecer? Passa-se a termolina somente em cima da estampa depois? Fica visível depois o destaque da termolina aplicada sobre a estampa? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  29. @Juliana PS

    Boa tarde Juliana, o uso da termolina foi indicação de um anônimo para impermeabilizar a estampa e ajudar a não descascar durante a lavagem do tecido, eu não realizei a prova, mas confio no resultado. A termolina é líquida e parece uma cola, por isso pelos tutoriais que pesquisei passa-se com um pincel por cima da estampa quando estiver finalizado o trabalho, neste link mostra o processo de aplicar a termolina. http://capricho.abril.com.br/diversao/como-fazer-t-shirt-customizada-caveira-682594.shtml

    Então Juliana, se você resolver utilizar, nos envie o resultado para publicarmos para as pessoas. Obrigado e valeu

    ResponderExcluir
  30. BOA TARDE!

    GOSTARIA DE SABER SE TEM QUE TER UM PROGRAMA ESPECÍFICO, PARA IMPRESSÃO

    ResponderExcluir
  31. @Anônimo
    Bom dia, não precisa. O programa que você tiver (paint,office, word,etc...) serve. Só fique atento(a) para as configurações na impressão (como selecionar impressão em espelho para que a imagem não fique ao contrário na camisa) Só isso. Valeu e bom divertimento.

    ResponderExcluir
  32. A estampa saiu ótima, o trabalha bem feito... Ate que coloquei para lavar, e ela secabdo a tinta desceu e mabchou um pouco a blusa branca... O que faco para evitar que a tinta da estanpa manche a blusa?

    ResponderExcluir
  33. @Paula E

    Boa tarde Paula, após a confecção da camiseta, deve-se esperar 48 horas para lavagem, e ao lavar, fazer com a camiseta ao avesso.

    Uma dica que deram aqui nos comentários, seria utilizar termolina para proteger a estampa depois de pronta, não testei ainda, por isso não afirmo se é 100%. Qualquer dúvida comente. Valeu

    ResponderExcluir
  34. amigo, na minha impressora não tem opção refletir imagem, o que faço?

    ResponderExcluir
  35. @Juliana

    Qual sua impressora (marca e modelo), sistema operacional que utiliza?

    Procure nas preferências de impressão (Esquema de Página) da sua impressora a opção Refletir imagem.

    Para isso, vá no painel de controle na sessão Impressoras, clique com o botão direito do mouse em cima da sua impressora (vai aparecer o nome dela) é aqui que está as Preferências de Impressão. Qualquer dúvida entre em contato. Valeu

    ResponderExcluir
  36. Adorei a ideia,vou aplicar no meu serviço ,desde já obrigado pela dica,um abraço.

    ResponderExcluir
  37. Adorei a ideia,vou aplicar no meu serviço ,desde já obrigado pela dica,um abraço.

    ResponderExcluir
  38. Adorei a ideia,vou aplicar no meu serviço ,desde já obrigado pela dica,um abraço.

    ResponderExcluir
  39. @Tania Calixto
    Bom dia Tania.
    Nós que ficamos gratos em poder ajudar. Boa sorte

    ResponderExcluir
  40. I was suggested this web site by my cousin. I am
    not sure whether this post is written by him as no one
    else know such detailed about my problem. You're
    amazing! Thanks!

    Here is my blog; www

    ResponderExcluir
  41. Aonde encontro esse papel para comprar???

    ResponderExcluir
  42. It's a shame you don't have a donate button! I'd certainly donate to this outstanding blog!
    I suppose for now i'll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to new updates and will talk about this site with my Facebook group.
    Chat soon!

    Also visit my blog post www

    ResponderExcluir
  43. @Raimundo Wilson Wilson

    Bom dia Wilson, nós compramos na loja Kalunga em São Bernardo do Campo, se em sua cidade tiver uma loja Kalunga, você encontrará o papel. Se não, procure em lojas online ou em lojas de Informática, Papelaria e Material para Escritório. Valeu.

    ResponderExcluir
  44. @manuellainventamoda

    Boa tarde Manuella, uma pessoal que não se identificou, disse que usou a técnica descrita neste vídeo e ficou bom, protegeu a estampa.
    https://www.youtube.com/watch?v=NImAIgIq860

    Obrigado pela visita e boa sorte.

    ResponderExcluir
  45. Ola amigo, tenho uma duvida, será que isso da certo em camisas 100% poliester???
    Anderson Ubatuba-sp

    ResponderExcluir
  46. Bom dia,Gostaria de saber se esse procedimento serve tbm em ceramica,ou só tecidos...

    ResponderExcluir
  47. @Anônimo
    Boa tarde, este procedimento somente em tecidos. Para cerâmicas tem de procurar empresas de brindes personalizados. Fica a indicação da Loja dos Radicais personalizados: http://encontrodosradicai.wix.com/lojadosradicais

    ResponderExcluir
  48. Oi estou estampando com a máquina da compacta e imprima depois espero esfriar tiro mais esta rachando porque estou no tecido 100% algodão e papel transfer algodão claro ponho 180 grau e 15 segundos. E racha o que devo fazer

    ResponderExcluir
  49. @Anônimo

    Boa tarde, para camisetas irá depender um pouco da sua estampa, geralmente a temperatura fica entre 180º e 200 º e o tempo de 8 segundos (tecidos em algodão) a 25 (Poliéster – Sublimação). Lembre-se de consultar o seu fornecedor de transfer sobre até quantos graus o seu papel suporta. Se você tiver mais dúvidas, dê uma olhada nesta postagem da Rimaq: http://www.rimaq30.com.br/papel-transfer-para-tecidos-escuros-aprenda-usa-los/

    Valeu e Sucesso.

    ResponderExcluir
  50. boa noite... qual a marca do papel transfer?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Angela,Papel transfer ink-jet da marca Bright

      http://www.kalunga.com.br/busca/papel-transfer/1

      Sucesso nas estampas.

      Excluir
  51. que bacana sua ideia estou precisando para madeiras . quem puder me ajudar com as informação agradeço

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de saber o preço desse papel e vem em que quantidade
    Amei essa idéia é foi bem colocada Parabens

    ResponderExcluir
  53. Boa noite quero saber se eu mandar umas imagens vcs fazem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mariluce, nós não trabalhamos com estampas, todos os serviços referentes a personalização de roupas é realizado pela
      Scorpions Brindes Personalizados. Whatsapp: (11) 98140-7410 falar com Claudionor. São estampas de alta qualidade a preço baixo. Valeu

      Excluir
  54. Meu email: maryemimi.soares@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Olá! Esse método também funciona caso queira imprimir a estampa com uma impressora a laser? Digo isso porque penso que poderá ter uma maior durabilidade, ou só funciona com impressora jato de tinta mesmo?

    Parabéns pelo blog e desde já agradeço pela atenção.

    Att, Carlos A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sim, também funciona. Só precisa comprar o papel transfer que aceite esse tipo de impressão. Na loja Kalunga tem. Outra pessoa que fez estampa com a impressora a laser, me enviou um email dizendo que deu certo e ficou ótimo. Boa sorte e muito obrigado.

      Excluir
  56. Show, adorei o post! Parabéns.
    Faço caricaturas em camisa com aerografos, já viu esse tipo de trabalho antes?
    Se desejar pode conferir no meu site:
    https://www.joaquimcaricaturas.com/camisa-com-caricatura

    Gosto de mais de personalizar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário