A inauguração da pista do Pq.Pignatari é ponto de partida de uma nova fase na construção de pistas.

Foto: Marcos Hiroshi


Além de ser aniversário de Santo André, o dia 8 de abril entra para história do skate brasileiro com a inauguração da nova pista de skate da cidade, construída no Parque Pignatari, que foi totalmente revitalizado. Devido ao processo de cura do concreto, a pista só será liberada à partir 9 de maio, data quer será realizada o primeiro campeonato na nova pista de skate.

O lançamento da Pista de Skate do Parque Pignatari, contou com a presença do prefeito de Santo André, Carlos Grana, e os principais nomes do skate do município, como os skatistas profissionais Eduardo Braz, Vanderlei Arame, Ítalo Peñarrubia e Sandro Dias, que aproveitou o momento para parabenizar a todos os envolvidos neste momento histórico em Santo André, já que além do lançamento da pista também foi divulgada a construção da Super Park da Atlantica, em Santo André.

“É um momento histórico do skate em Santo André. A gente nunca teve uma pista como essa, construída por skatistas desde de seu início até sua finalização. Na minha vida de skatista, que já são 30 anos, eu não presenciei um fato como este. Temos diversos problemas em vários lugares com pistas feitas erradas, sem muita noção. Eu espero que este exemplo sirva para outras cidades e outras prefeituras." falou Sandro Dias, durante a inauguração. E o maior porta voz do skate andreense completa:

"Que o pessoal escute e trabalhe junto com os skatistas para que as pistas sejam boas daqui pra frente, pois só desta maneira conseguiremos que o skate evolua."

Sandro Dias agradece a construção da nova pista.© Marcos Hiroshi


Um dos grandes nomes do skate em Santo André, o skatista e fotógrafo Eduardo Braz é outro envolvido no Projeto Concretize: “Esta seria mais uma daquelas aberrações que existem no Brasil inteiro. Com um projeto feito por um arquiteto que nunca andou de skate…, mas conseguimos salvar esse espaço. Fizemos um novo projeto, tudo sem grana, para salvar mesmo a pista. Eu e diversos outros skatistas de Santo André nos propusermos a nos unir para concretizar este novo espaço da melhor maneira possível.

E sobre a pista do Parque Pignatari, Duzinho completa: “A pista ficou bem moderna, com o street mesclando com transições... É uma pista que você não vai colocar muito os pés no chão, tem linhas para todos os lados."

"É uma pista de ótimo nível. E daqui com certeza brotarão muitos talentos."



Um dos que encabeçam o projeto é o skatista e engenheiro Caio Peres, através da PUG Skateparks, e ele explica: “Minha participação neste projeto foi através do pessoal local da pista da Atlantica, Eles já estão muitos anos batalhando por uma nova pista de skate, e quando eles conseguiram o primeiro contato com Paulinho Serra, secretário de obras de Santo Andre, eles puderam indicar alguém do skate. E foi aí que eu entrei, pois já estou alguns anos trabalhando para fazer uma empresa de construção de pistas de skate. Ela já esta funcionando e temos parceria com uma construtora e também com duas empresas de fora do Brasil, especializadas na construção de pistas de skate.”

E sobre como surgiu a idéia dos obstáculos diferenciados que compõe a recém inaugurada pista Caio desabafa: “Eu tinha uma raiva sempre que eu chegava em uma pista que tinha uns obstáculos ruins e que eu não conseguia usar. Transformei toda essa raiva em criatividade para tentar fazer algo diferente. O skatista brasileiro não tem uma pista diferente para andar. Quando você não conhece o novo você critica, até você conhecer e não ser mais novo. É este conceito que eu quero mudar um pouco.”

Veja muitas imagens da inauguração da pista do Parque Pignatari, que fica localizada na Rua Utinga, 136, em Santo André (SP). no site
http://www.redbull.com/br/pt/skateboarding/stories/1331715941399/inauguracao-da-pista-de-skate-do-parque-pignatari-em-santo-andre

Fonte: Marcos Hiroshi - RedBull.com Skateboarding

Comentários